28/07/2007

A ameaça das madeireiras peruana

Direto do Jornal Nacional, 27/07/2007. Assista aqui.

Jornal Nacional, 27/07/2007
Madeireiras peruanas exploram floresta no Acre


Um pedaço da floresta amazônica, no Acre, está sendo saqueado por madeireiras instaladas em território peruano. Veja na reportagem de Jefson Dourado.

No extremo oeste do país, clareiras na floresta confirmam a exploração ilegal. Durante uma operação do Ibama, em parceria com o Exército, a Polícia Federal e a Polícia Militar do Acre, foram identificados cerca de 70 pontos de exploração em uma área de 340 quilômetros de fronteira, onde estão o Parque Nacional da Serra do Divisor e uma reserva indígena.

Durante uma semana, vários sobrevôos confirmaram a invasão do território brasileiro. Até uma estrada, aberta na floresta, é usada para retirar as toras de madeira. Só desta área, mais de mil metros cúbicos de árvore foram derrubados. As comunidades indígenas estão ameaçadas.

“A água está contaminada. O peixe está com gosto ruim. E eles estão passando diversos problemas alimentícios diante da situação”, denuncia Márcio Vinícius de Oliveira, coordenador da operação.

Segundo os ambientalistas, os problemas ficam mais graves porque, do lado peruano da fronteira, o governo criou 21 áreas para exploração de madeira. Segundo o Ibama, as empresas desrespeitam os limites da fronteira e avançam em direção à floresta brasileira. Só nos últimos quatro anos cerca de 12 mil metros cúbicos de madeira foram apreendidos e destruídos na região.

Nenhum comentário: