26/09/2007

Eles existem

Amigos,
enquanto o Peru, com sua política econômica de intensa exploração da floresta, alimenta empresas como a Forestal Venao que não respeitam planos de manejo nem o Território do Brasil, nós que vivemos na floresta da fronteira Brasil-Peru estamos todos em constante ameaça. E, entre nós, estão as populações de índios isolados. Vejam as informações mais recentes que o jornalista Altino Machado publicou em seu blog a respeito da existência dos índios isolados na região.



ELES EXISTEM

por Altino Machado*

Embora precárias, as fotos abaixo servem para dissipar eventuais dúvidas quanto à existência de índios isolados na fronteira Brasil-Peru.















Na terça-feira passada, funcionários peruanos da Intendência de Áreas Naturais Protegidas do Instituto Nacional de Recursos Naturais sobrevoaram o rio de Las Piedras.

Avistaram a um grupo de cinco tapiris construídos recentemente com folhas de palmeiras na margem esquerda do rio. Avistaram, ainda, a um grupo de 21 indígenas, entre mulheres, crianças e jovens, que saíram para ver o avião, mas logo se dispersaram. Havia outros cinco acampamentos abandonados nas duas margens do rio. Devido à estiagem, os índios isolados acampam nas praias, onde se alimentam de ovos de tartarugas.

Os índios isolados se deslocam entre as cabeceiras das bacias dos rios Sepahua, Inuya, Mapuya e Juruá, a norte; no médio curso dos rios Manu, Los Amigos, Las Piedras e Tahuamanu, ao sul; a oeste, chegam às cabeceiras dos rios Dorado, Serjali, Camisea, Timpia e Ticumpinia; e, a oeste, atravessam a fronteira Peru-Brasil. Para eles não existem limites políticos nem nacionalidades.



















*Altino Machado, 25/09/2007
Direto do Blog do Altino


Nenhum comentário: