13/07/2010

Encontro de Saberes


Encontro de Saberes promoverá diálogo entre o saber tradicional e o saber científico

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, em parceria com a Universidade de Brasília e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, órgão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizará nos dias 13 e 14 de julho, no auditório Dois Candangos, o Seminário Internacional - A inclusão das artes e dos saberes indígenas, afro-americanos e tradicionais na universidade.

O seminário é a primeira etapa do projeto e tem como objetivo conhecer as iniciativas já realizadas, no Brasil e na América do Sul, de inclusão de mestres de saberes tradicionais, populares e indígenas, no ensino superior.

O Encontro de Saberes tem como proposta promover o diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes tradicionais, populares e indígenas, além de contribuir para o processo de reconhecimento de mestres de artes e ofícios como docentes no ensino superior, aliando esses dois universos por meio da realização de cursos e ações interculturais.

Etapas - O Encontro de Saberes será realizado em três etapas:

1ª etapa: Seminário Internacional. O evento tem como objetivo apresentar iniciativas já realizadas no Brasil e no exterior de inclusão de protagonistas de conhecimentos tradicionais no ensino superior, além de realizar oficinas de trabalho envolvendo os mestres docentes, os professores parceiros e outros professores convidados.

2ª etapa: Residência, preparação da metodologia e dos recursos didáticos necessários para a disciplina com a participação de cinco mestres de artes e ofícios populares e indígenas e dos professores parceiros;

3ª etapa: Criação da disciplina “Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais”, que será ministrada pelos mestres tradicionais populares e indígenas, junto com os professores parceiros e será ofertada na grade regular de graduação do segundo semestre de 2010 da UnB, acessível a estudantes de todos os cursos.

Confira aqui a programação!

Mais informações acesse http://www.encontrodesaberes.com.br/

Nenhum comentário: