05/02/2011

Indígenas isolados no Acre são ameaçados por madeireiros peruanos

por Redação ECO, 01/02/2011

A Funai (Fundação Nacional dos Indígenas) está preocupada com comunidades indígenas isoladas na fronteira do Brasil com o Peru. O avanço de madeireiros peruanos pela fronteira brasileira na região do Rio Envira, no Acre, ameaça à saúde física e mental dessas comunidades isoladas, que nunca tiveram contato com outros grupos de pessoas.

“É um perigo para a saúde desses índios, não apenas pelo risco de os madeireiros peruanos matá-los e expulsá-los. O simples contato pode resultar em doenças que, apesar de inofensivas para o branco, são mortais para esses índios”, afirmou Arthur Meirelles, coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental do Envira ligada a Funai, à Agência Brasil.

Índigenas isolados são ameaçados por madeireiros peruanos/Foto: Gleison Miranda/FUNAI/Survival


As autoridades brasileiras estão receosas com essa situação. O descolamento desses indígenas do habitat pode provocar choques com outras tribos próximas, aumentando os conflitos na região. No Peru, a organização peruana AIDESEP reclama a inação das autoridades do país. "Apesar das denúncias dentro e fora do Peru contra a ação dos madeireiros, nada foi feito a respeito", afirmou um porta-voz.

Para Stephen Cory, diretor da ONG Survival, os madeireiros ilegais irão destruir a tribo e faz um apelo aos peruanos: “É vital que o governo peruano detenha esses madeireiros ilegais, antes que seja tarde”, afirma.

Fotos inéditas

Como forma de sensibilizar as autoridades, a Funai divulgou em sua campanha internacional em defesa das tribos isoladas, através da ONG britânica Survival, algumas fotos inéditas dos indígenas da região.

Indígenas vivem em área isolada/Foto: Gleison Miranda/FUNAI/Survival

"As pessoas nestas fotos estão evidentemente muito bem, o que precisam é que lhes ajudemos a proteger seu território, de forma com que possam tomar suas próprias decisões sobre o futuro.", explica Stephen Corry sobre as imagens.

A Funai concluiu através das fotos que os indígenas eram da etnia Pano. As pinturas feitas com urucum e jenipapo e as plantações de milho, algodão e banana ajudaram bastante na caracterização: “É um povo originário do Peru que trabalha muito com roçados.”, acrescentou Arthur Meirelles.

Existem três grupos Pano na região, com cerca de 600 índios e eles são totalmente isolados. Sobre isso, Meirelles explica: "Não faz parte da política da Funai fazer contato com eles, exceto em caso de urgência, para evitar o desaparecimento desse povo, a exemplo do que já ocorreu com outras etnias. Nosso plano é atuar no campo do monitoramento, da fiscalização e vigilância da terra indígena”.

A Funai, desde 2000, já conhece mais de mil índios isolados na região, pertencentes a quatro grupos. Existem também filmagens dessas comunidades isoladas, que inclusive já foram cedidas à BBC para um documentário que será veiculado até o final do ano.

Índios da etnia Pano vivem em harmonia com o ambiente/Foto: Gleison Miranda/FUNAI/Survival

Veja outras imagens aqui!

4 comentários:

Morro de São Paulo disse...

Muito bom ver os Pano assim a vontade na floresta onde eles pertencem. A Funai tem feito um trabalho ótimo no Brasil e agora até internacionalmente. Estão de parabéns!

Jonathan Lira disse...

Olá,
Gostaria de saber se existem mais informações no seu blog sobre a cultura Ashaninka: as danças, a culinária, trajes típicos, e um pouco sobre a luta pela continuidade da sua tribo (os dramas que vivem contra fazendeiros ou fundações do governo na luta pelo seus direitos).

Obrigado!

Dj Alma disse...

Tá faltando uma atualização, hein pessoal?

Abraços!

Paquico disse...

Boa sorte a esse povo, verdadeiros proprietários do Brasil !!!
Um abraço.
Paquico Marco Antonio