16/02/2016

APIWTXA REALIZA 1º CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GESTÃO DE PROJETOS E NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O curso, que aconteceu entre os dias 18 e 27 de janeiro de 2016 no Centro Yorenkã Ãtame, contou com a participação de trinta representantes da comunidade Apiwtxa, incluindo os dirigentes da Associação Ashaninka do Rio Amônia – Apiwtxa; da Cooperativa Agroextrativista Asheninka do Rio Amônia – Ayõpare; e da Associação de Jovens – Guerreiros Defensores da Floresta. O curso teve apoio da Fundação Banco do Brasil/ Fundo Amazônia e foi realizado pala empresa de consultoria Instituto Rever.

O planejamento estratégico foi de suma importância para o povo Ashaninka. Ele promove uma visão mais ampla e estratégica na gestão dos projetos desenvolvidos pela instituição, além de fortalecer a comunidade Apiwtxa, possibilitando um planejamento de suas ações, baseado em seus valores intrínsecos, tradicionais e ambientais. Durante o curso foram elaboradas a visão e a missão da Associação Ashaninka, gerando uma base para o desenvolvimento de seus projetos futuros.

"Agora a nossa visão é de poder trabalhar tudo aquilo que colocamos no papel e poder desenvolver, organizar mais e fortalecer os pontos fracos. (...) Os nossos representantes que trabalham fora não podem ficar diretamente atuando dentro e fora da comunidade porque fora é uma demanda muito maior, uma questão que envolve parceiros, ONGs, instituições e órgãos federais, que a gente vai poder trabalhar de uma maneira mais coordenada. Nossa missão é organizar isso e vamos trabalhar pra que tudo dê certo.” Wewito Piyãko.

O curso gerou a semente para que os valores Ashaninka sejam trabalhados de forma organizada, justa e sustentável, para que sejam repassados ao mundo como uma mensagem de incentivo e proteção de nossas riquezas e meios de sobrevivências naturais, por meio de objetivos estratégicos claros e projetos desenvolvidos de maneira sustentável para gerar uma economia local, e fortalecer a comunidade e futuras lideranças.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns queridos irmaos por suas iniciativas inteligentes e produtivas