08/04/2016

SEBASTIÃO SALGADO FAZ REGISTRO HISTÓRICO NA ALDEIA APIWTXA DO POVO ASHANINKA DO RIO AMÔNIA

O fotógrafo Sebastião Salgado visitou durante três semanas a comunidade Ashaninka Apiwtxa no Rio Amônia para dar continuidade ao novo projeto em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e a ONG inglesa Survival International que resultará na publicação de um livro sobre as culturas indígenas brasileiras. Segundo Sebastião Salgado o novo projeto tem a intenção de contribuir com a valorização dos povos indígenas brasileiros e suas culturas e busca mudar a realidade indígena no Brasil, combatendo a discriminação e modificando a visão do brasileiro em relação aos indígenas. Sebastião Salgado ressaltou que urge mostrar o valor dos indígenas e suas culturas para o Brasil.

Durante a visita o fotógrafo fez vários registros sobre a cultura Ashaninka do Rio Amônia, fotografando os principais grupos familiares da comunidade, bem como sua indumentária e produção de artesanato. Foi a primeira vez que Sebastião Salgado visitou uma comunidade Ashaninka. O fotógrafo se demonstrou admirado pela organização comunitária da Apiwtxa.

O projeto levará em torno de três anos para ser concluído e Sebastião Salgado pretende fotografar inúmeras comunidades indígenas no Brasil. Além da publicação de um livro sobre as culturas indígenas brasileiras, está planejada a produção de um kit de exposições que deverá circular por escolas e universidades.