14/06/2016

OFICINAS DE PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS NA RESEX

Entre os dias 25 de maio e 4 de junho, a Apiwtxa, em parceria com a ASAREAJ, realizou o primeiro Ciclo de Oficinas de Práticas Agroecológicas, em cinco comunidades da Reserva Extrativista do Alto Juruá, a saber: Alegria, Sete Estrelas, Estirão do Tejo, Belfort e Vila Foz do Breu. Estiveram presentes mais de 70 representantes de 27 comunidades da ResEx, assim como o líder Ashaninka Benki Piyãko, como um dos facilitadores das oficinas.

O objetivo desse trabalho foi o de atender as demandas de apoio técnico levantadas nas comunidades durante a viagem de monitoramento feita na Reserva nos meses de março e abril deste ano. Durante as oficinas, buscou-se fortalecer as práticas agroecológicas apresentadas no Primeiro Módulo do Curso de Agroecologia, tais como construção de sementeiras e viveiros, repicagem, escolha e limpeza de áreas para plantio, transplante e coleta de sementes. A troca de experiência entre os moradores da Resex, o intercâmbio de mudas e sementes e o esclarecimento de dúvidas dos participantes a respeito de seus plantios fizeram parte das atividades. Durante os três dias do encontro, os moradores também foram capacitados no uso da roçadeira e aprenderam sobre contagem e monitoramento de mudas, espécies e áreas de plantio.

Para Nataniel Barbosa de Souza, da comunidade Vila Foz do Breu Rio Juruá Resex, “a oficina foi muito boa porque não tínhamos experiência nesses trabalhos agroflorestais. Tivemos a oportunidade de aprender como montar um viveiro, uma sementeira e como fazer repicagem, aprendemos muito”.

Todas as atividades estão previstas no Projeto Alto Juruá, apoiado e financiado pelo BNDES/Fundo Amazônia.



Nenhum comentário: