17/10/2016

ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS DA APIWTXA

Os últimos dois meses foram marcados por intensas atividades da Associação Ashaninka do Rio Amônia e na comunidade Apiwtxa. Entre os dias 7 e 12 de setembro foi realizada uma oficina de fotografia para representantes da Apiwtxa, na Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, ministrada pelo fotógrafo Pedro Kuperman. O resultado da Oficina foi excelente, com uma produção de fotos incríveis pelos alunos Ashaninka.
Também, a comunidade deu andamento ao mapeamento das espécies florestais para o plano de manejo de coleta de sementes nativas, com apoio do BNDES/Fundo Amazônia – uma ação estruturante para a futura comercialização de sementes para o reflorestamento.

O início de outubro foi marcado pela vitória de um representante da comunidade Apiwtxa – Isaac Piyãko – para a prefeitura de Marechal Thaumaturgo. Isaac é o primeiro prefeito indígena eleito no Estado do Acre. A eleição vitoriosa aponta para uma futura gestão municipal mais participativa e parceira das ações da Apiwtxa.
Ainda no dia 07 outubro ocorreu uma reunião da equipe do Projeto Alto Juruá com o BNDES/Fundo Amazônia, no Rio de Janeiro, na qual foram discutidos os avanços do Projeto junto às comunidades beneficiárias e as perspectivas de futuro. A execução do Projeto tem sido exemplar e foi muito elogiada pelos representantes do Banco.

Entre os dias 7 e 9 de outubro, também no Rio de Janeiro, foi realizada uma exposição de arte e artesanato dos Ashaninka do Rio Amônia, durante o evento Arte de Portas Abertas, em Santa Tereza. A exposição foi organizada pela Casa de Empreendedores Urbanos – CEU e contou com a presença de obras de colaboradores do povo Ashaninka do Rio Amônia, como fotografias de Sebastião Salgado, Oskar Matzavath e Alice Fortes. Foram também expostas ilustrações de Moisés Piyãko, atual Presidente da Apiwtxa. Durante os três dias, a exposição recebeu a visita de vários parceiros da Apiwtxa e do público em geral, que também participou das duas rodas de conversa promovidas durante a exposição.
Por fim, mas não por último, a Apiwtxa se fez presente no encontro sobre gestão territorial na fronteira promovido pela Comissão Pró-Índio do Acre/CPI-AC, na Terra Indígena Kaxinawá-Ashaninka do Rio Breu, durante o qual pode se reunir com representantes indígenas para tratar de ações de articulação na fronteira Brasil-Peru. Na ocasião, ficou marcado um encontro de monitoramento territorial junto à Aconadiysh, que ocorrerá no Centro Yorenka Ãtame no final de outubro, com vistas a fortalecer as ações de gestão territorial compartilhada nas comunidades indígenas da fronteira.

Nenhum comentário: