16/10/2008

Encontro da Rede Povos da Floresta no Teatro Tom Jobim

por Gal Rocha*

Foto Rede Povos da Floresta




















A Rede Povos da Floresta promoveu um encontro no dia 9 de outubro no teatro do Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico – Rio de Janeiro. O objetivo da reunião foi fortalecer o elo com pessoas interessadas no movimento, apresentá-lo para possíveis parceiros e mobilizar novos amigos. Esse encontro deu início a uma série de atividades que serão realizadas pela Rede Povos da Floresta.

Estavam presentes no local, Ailton Krenak, Benki e Moisés Ashaninka, Luis Paulo Montenegro, João Fortes, Rodrigo Baggio, Victor Fasano, Cynthia Howlett, entre outros convidados.

Depois de uma breve apresentação das pessoas presentes ao encontro, foram expostos os objetivos e resultados obtidos pela Rede até hoje. Aiton Krenak falou sobre a luta empreendida há quase trinta anos, quando surgiu a Aliança dos Povos da Floresta e quando Chico Mendes levantou a bandeira das reservas extrativistas. Lembrou que nesse tempo a briga começava no gabinete do ministro e que o conflito era brutal.

Benki Ashaninka recordou quando, em maio de 2003, divulgou-se pela internet uma carta dirigida ao Ministério Público expondo problemas na fronteira e de outros benefícios que a instalação trouxe até aqui e que ainda trará. Benki contou ainda sobre a fundação e trajetória do Centro Yorenka Ãtame, outro importante ponto da Rede.

Foto Rede Povos da Floresta















Num momento de descontração, Cynthia Howlett contou sua experiência na aldeia dos Ashaninka - quando estava grávida e ainda não sabia. Ela considerou esse episódio muito especial. Ali, durante a reunião, Cynthia pôde apresentar sua filha a Benki e a Moisés.

No final da reunião, Moisés entoou uma oração em Aruak – tronco lingüístico do povo Ashaninka – que emocionou a todos os presentes.

Em novembro está previsto um novo evento da Rede Povos. Será o show de Gilberto Gil em homenagem a Chico Mendes.

* Gal Rocha, Rede Povos da Floresta, 15/10/2008

Nenhum comentário: