27/08/2010

A Segunda Turma, por unanimidade, rejeitou o recurso de Oleir Cameli e Abrahão Cândido






Amigos,

a todos que acompanharam solidários a nossa luta, divulgamos o resultado do julgamento da tarde de ontem, feito pela Segunda Turma do STJ, do recurso de Oleir Cameli e Abrahão Cândido contra o povo Ashaninka:

RESULTADO DE JULGAMENTO FINAL: "PROSSEGUINDO-SE NO JULGAMENTO, APÓS O VOTO-VISTA DO SR. MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES, ACOMPANHANDO A SRA. MINISTRA ELIANA CALMON, A TURMA, POR UNANIMIDADE, REJEITOU OS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO, NOS TERMOS DO VOTO DA SRA. MINISTRA-RELATORA." - PETIÇÃO Nº 292063/2009 - EDCL NO RESP 1120117

Agradecemos o apoio e a solidariedade que recebemos de tantos lados e pela visibilidade que deram ao caso.

30 anos de ausência, morosidade e impunidade começou a ter fim nessa tarde.

Confiamos na Constituição Federal, confiamos na Justiça brasileira, e esperamos, assim como o Brasil espera, que os criminosos Oleir Cameli e Abrahão Cândido sejam punidos e condenados a reparar todos os seus crimes.


2 comentários:

leilasoraya disse...

Queridos amigos,
Fico muito alegre com a notícia, torci muito pela vitória da Apiwtxa!
Sei que a luta da comunidade ainda é grande e muita coisa ainda vem pela frente, mas também sei que a Apiwtxa não esmorece.
E eu acredito firmemente que o esforço de vocês, o esforço de sempre e o esforço dos últimos dias, fez com que hoje o STJ cumprisse seu dever de fazer valer a Constituição Federal.
Hoje então é um daqueles dias em que a gente deita se sentindo confortável com o Brasil.
Um abraço feliz em todos,
Leila

Francisco Piyãko disse...

Leila,
a vitoria não é só dos Ashaninka, pertence a todos que se juntaram à causa dando sua contribuição. E de modo geral, tambem os que lutam pelos direitos indígenas e a causa ambiental. Vi todos os momentos durante os 30 anos e lembro de todos os detalhes durante as invasões feita pelos madereiros. A historia dos Ashaninka ficou marcada por dois grandes desafios, recuperação da fauna e flora, luta pela condenação de Orlei Cameli e Abrahão Cândido e mobilizar as instituições em defesa de nosso território. Hoje temos um dos mais bonitos projetos na Amazônia e não temos dúvida de que temos muito a fazer e que este pode ser fortalecido.
Abraço,
Francisco Piyãko