19/08/2010

Repudiamos a atuação do Sr. Ministro Mauro Campbell Marques da Segunda Turma do STJ



Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, 19 de agosto de 2010.



Nota de repúdio à atuação do Sr. Ministro Mauro Campbell Marques da Segunda Turma do STJ


Por desmatar ilegalmente 1/3 da Terra Indígena do povo Ashaninka da aldeia Apiwtxa, Abrahão Cândido e Orleir Cameli foram condenados em 1ª instância (JF/Acre) a indenização.

Os réus Abrahão e Cameli apelaram. Mas perderam também em 2ª Instância: o STJ negou provimento e a relatora Ministra Eliana Calmon rejeitou os Embargos Declaratórios.

Os réus perderam em 1ª e 2ª instâncias, foram condenados, faltando apenas publicar a sentença. Mas o Ministro Mauro Campbell Marques pediu vista.

Para publicar a sentença de condenação de Abrahão e Cameli por desmatar 1/3 da Terra Ashaninka, o STJ precisa terminar de julgar o Recurso dos réus.

No entanto, toda vez que o processo volta à mesa de julgamento o Ministro Mauro Campbell Marques determina adiar a decisão.

O julgamento vem sendo marcado, vai à mesa e então é adiado pelo Ministro Mauro Campbell Marques, repetidas vezes, nas datas de 18/2, 17/6, 22/6, 3/8 e 17/8.

Hoje, dia 19/8, às 14h, o recurso de Abrahão e Cameli irá, pela sexta vez, para a mesa de julgamento da Segunda Turma do STJ.

Será que o Ministro Mauro Campbell Marques hoje, às 14h, adiará novamente a decisão do STJ, em benefício de desmatadores criminosos?

Ou será que o Ministro Mauro Campbell Marques não considera crime invasão de terra indígena, abertura de estradas e derrubada ilegal de árvores?

Será que o Ministro Mauro Campbell Marques não considera crime a retirada ilegal de 1.374 metros cúbicos de mogno e 1.374 metros cúbicos de cedro?

Amigos, a comunidade Apiwtxa acompanha com tristeza esse longo processo e os adiamentos da decisão final pelo Ministro Mauro Campbell Marques.

Repudiamos a atuação do Sr. Ministro Mauro Campbell Marques da Segunda Turma do STJ neste caso.

Não temos como não responsabilizar o Ministro Mauro Campbell Marques por tanto adiamento.

Estamos em estado de alerta. Preparados para o combate.

Os crimes de Abrahão Candido e Oleir Cameli não podem ficar impunes. A derrubada da floresta é crime contra o nosso povo e contra o planeta.

O Brasil não pode engolir o desmatamento cruel e devastador de 29 mil hectares de madeira de Lei pela cobiça de Abrahão Cândido e Oleir Cameli.

O povo Ashaninka da Apiwtxa não aceita o crime de Abrahão e Cameli.

Já estivemos antes em Brasília. E se preciso retornaremos a Brasília, até o Ministro Mauro Campbell Marques.

Queremos justiça!

Benki Piyãko Ashaninka e Isaac Pinhanta Ashaninka
Associação Apiwtxa do Povo Ashaninka do Rio Amônia


4 comentários:

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caríssimos Ashaninka,

O CIMI, regional Amazonia Ocidental, por meio de sua coordenação externa total solidariedade ao povo Ashaninka, em especial da comunidade Apiwtxa. Os réus, Abraão Cândido e Orleir Cameli, continuam apostando na benevolência das autoridades e na impunidade.

Já encaminhei para Brasília nossa solidariedade e espero que possamos somar forças para fazer valer os direitos do povo Ashaninka.

Lindomar Padilha

Apiwtxa disse...

Amigo Lindomar e amigos do CIMI,
vamos contar com sua força, muito obrigado.
Isaac

Apiwtxa disse...

Amigos,
tomamos a liberdade de publicar aqui uma nota do amigo Altino, em seu blog, a quem agradecemos a informação:

Nota do blog
[http://altino.blogspot.com/2010/08/nota-do-povo-ashaninka.html]:
a decisão foi novamente adiada nesta quinta-feira (19), a pedido do ministro Mauro Campbell Marques. Leia mais sobre o caso no Blog da Amazônia. O ministro é amigo de várias autoridades no Acre, que sua vez são amigas de aliados políticos e econômicos de Abrahão Cândido e Orleir Cameli. O ministro nasceu no Amazonas, onde Cameli também é muito influente como empreiteiro.

Valdiva Araujo Santos disse...

Povo Ashaninka,

Todo apoio à esta luta. Que o país inteiro se mantenha alerta a esta postura absurda deste ministro.

A Paz esteja ao lado da Justiça.

Valdiva