30/09/2011

Operação apura extração ilegal de madeira em terras brasileiras

por Assessoria da Polícia Federal do Acre, PF/AC, 30/09/2011

A Polícia Federal, juntamente com o IBAMA, o Exército Brasileiro, o ICMBio e a Funai, realizou, no período de 19 a 29 de setembro de 2011, a Operação Copaíba, que contou com participação de aproximadamente 50 servidores de todos os órgão envolvidos. A operação visou apurar denúncia realizada pela Associação Apiwtxa da Comunidade Indígena da Aldeia Ashaninka de extração ilegal de madeiras em terras brasileiras, veiculada no site http://apiwtxa.blogspot.com/, bem como o patrulhamento aéreo da fronteira Brasil /Peru.

Tendo em vista o teor da denúncia, o histórico de extração ilegal de madeiras na região e a necessidade de utilizar o elemento surpresa para eficácia da ação, foi adotada a estratégia operacional de infiltração terrestre da Equipe Operacional dos órgãos envolvidos, no local do suposto crime ambiental, realizada por caminhada na selva de aproximadamente seis horas. Além da infiltração, houve sobrevoo de helicóptero, aeronave fornecida pelo IBAMA, nas áreas objeto da denúncia e da fronteira Brasil/Peru.

2 comentários:

vilson disse...

Tenha 514 canais em sua casa www.tvhd.com.br

cauaborari@bol.com.br disse...

Oi, sou neto de ashaninka por minha mãe, meu avô por parte de pai tbm veio da amazonia peruana.. eu nasci em Roraima, e hoje vivo aqui na comunidade de Alter do Chão no Pará...até hoje desde a minha mãe, nos vivemos de fazer artesanato, mas agora eu estava estudando Ciencias Sociais na UFAM, pretendo Mudar para o curso de Direito agora para trabalhar pelos direitos humanos e ambientais... gostaria de conhecer um dia a terra dos meus antepassados, pois eu nunca fui ao Acre nem ao Perú... um dia quero poder ajdar na luta indígena... grande abraço e muita força!!

Cauã