23/11/2008

O apelo identitário de Benki Piyãko

por Novopress.info France*

PARIS (NOVOpress) - Benke Piyanko deixará Paris na próxima terça-feira para se juntar à sua família na sua terra natal, na Amazônia. O indígena Ashaninka estava em Paris esta semana. Este descendente dos incas veio ao 26 º Festival Internacional de Cinema de Meio Ambiente para representar a luta do seu povo contra o desmatamento que tem devastado a Amazônia.

"Visceralmente ligados à sua terra e pela vida", como sublinhou Le Parisien, 21 de novembro, Benki Piyanko surpreendeu e divertiu com um depoimento sobre o estilo de vida ocidental. "Quando chegamos em Paris é um verdadeiro choque." A beleza dos monumentos? A grandeza da cidade? As lojas? Não, esta identidade primeiramente nos atinge pelo "barulho infernal", "ar obsoleto" na capital e "bancos concretos" do Sena. Ele sonhou em nadar ...

Um olhar claro sobre o sentido da vida: "O fato de ver como as pessoas vivem na cidade apenas me fortalece na minha luta por respeito para as populações da floresta e suas tradições. Espero que a minha aldeia não seja atingida por um tal grau de urbanização, e eu quero mostrar que existem alternativas possíveis. Conhecer o seu mundo, é importante para salvar o nosso." Um recurso contra a globalização. A cosmopolita Danielle Mitterrand se reuniu com os índios Ashaninka.

* Novopress.info, 23/11/2008
- Leia o original em Francês, aqui.

Nenhum comentário: