14/11/2008

Site Povos Indígenas no Brasil

por Leila Soraya Menezes*



Acaba de ser relançado o site Povos Indígenas no Brasil, no ar desde 1997 no portal do ISA-Instituto Socioambiental, com informações qualificadas, acumuladas e sistematizadas ao longo de 30 anos graças ao trabalho da equipe do ISA e de inúmeros pesquisadores e colaboradores externos dedicados às questões étnicas, territoriais, direitos, organizações, exploração de recursos e outros assuntos relacionados.

170 povos indígenas são apresentados no site, tratando dos costumes, rituais, organização social, línguas e outros aspectos culturais, políticos e econômicos.

Com foco central nos verbetes sobre os povos indígenas, o site foi estruturado para otimizar a navegação, fazendo com que os usuários encontrem com facilidade os diferentes conteúdos disponíveis. Cada verbete traz notícias atualizadas sobre os povos e as terras indígenas, e imagens atuais e históricas, totalizando mais de 1500 fotos de diferentes fotógrafos em todas as páginas.

Os verbetes sobre os povos indígenas são apresentados na página principal do site. A variação de tamanho do nome das etnias se dá em função do número de acessos (quanto mais acessado um povo for maior será seu tamanho na página inicial). Além disso, o usuário poderá enxergar, por meio de diferentes cores e pelo mecanismo de passar o mouse em cima dos nomes de cada povo, as famílias lingüísticas às quais pertencem.

Por exemplo: ao passar o mouse no verbete Ashaninka, os nomes que aparecerem em verde agrupam povos que falam línguas Aruak.

Verbete Ashaninka

O verbete Ashaninka, organizado pelo antropólogo José Pimenta, traz as seguintes informações:
- Localização e população
- Nome e língua
- História no Peru
- História no Brasil
- Cosmologia e xamanismo
- Cultura material
- Rituais
- Organização social
- Política interétnica e desenvolvimento sustentável
- Invasão madeireira

É possível também ver imagens históricas do povo Ashaninka, como a retratada por Beto Ricardo em 1989, a imagem de Milton Nascimento com Benki Piyãko Ashaninka, ainda menino, por ocasião da visita do cantor à aldeia Apiwtxa.

Foto Beto Ricardo, 1989














Blog da Apiwtxa é destacado

O site Povos Indígenas no Brasil também dá destaque à Autoria Indígena, informa que "simultaneamente ao processo de auto-organização política dos povos indígenas no Brasil, diversas outras ações foram por eles desencadeadas, assumindo cada vez mais novos espaços, além daqueles tradicionais".

Entre estas ações, destacam o fenômeno da inclusão digital: "Dentre as diversas estratégias desencadeadas pelos povos indígenas com o objetivo de assumir o papel de protagonistas de suas histórias, o aprendizado e a incorporação das ferramentas da informática e da Internet como meios de divulgação de suas culturas e de seus direitos têm ganho maior destaque a cada dia."

O Blog da Apiwtxa, realizado pela Associação Ashaninka do Rio Amônia, é indicado pelo Site Povos Indígenas no Brasil, entre os "sites produzidos e geridos por organizações indígenas que representam boa parte dos povos indígenas situados em território nacional, nos quais podem ser encontradas inúmeras informações elaboradas por eles mesmos".

Para saber mais sobre o Site Povos Indígenas no Brasil acesse: pib.socioambiental.org

*Leila Soraya Menezes, da equipe do Blog da Apiwtxa, com informações do ISA-Instituto Socioambiental e do Site Povos Indígenas no Brasil.

Nenhum comentário: