Aqui vão algumas fotos dos trabalhos desenvolvidos no Centro Yorenka Ãtame para que vocês tenham conhecimento do que estamos fazendo com os jovens indígenas e não indígenas do Município de Marechal Thaumaturgo.
Um abraço a todos, Benki Piyãko
Centro Yorenka Ãtame |
2 comentários:
A arte da permacultura
O que é?
Por ser extremamente dinâmica, a Permacultura não aceita uma única definição, mas o seu conceito mais geral pode ser assim descrito: é o planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis, unindo práticas ancestrais aos modernos conhecimentos das áreas, principalmente, de ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais, todas abordadas sob a ótica da ecologia.
Em outras palavras é a elaboração, implantação e manutenção de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade, resiliência e estabilidade dos ecossistemas naturais, promovendo energia, moradia e alimentação humana de forma harmoniosa com o ambiente.
Origem
Surgida na Austrália no final da década de 70, foi elaborada pelo cientista Bill Mollison em parceria com David Holmgren. Mollison conta que após perceber o desaparecimento dos sistemas naturais a sua volta resolveu dedicar sua vida e seus estudos ao desenvolvimento de uma nova forma de intervenção humana na Terra.
Então como resultado (em constante desenvolvimento) de seus estudos formulou a Permacultura que é a compilação das práticas tradicionais com a ciência moderna. O grande feito do pai da Permacultura foi a sistematização dos passos para a elaboração de sistemas sustentáveis, o que se chama de Design Permacultural.
Princípios básicos
Como modelo ideal de sistemas sustentáveis o permacultor tem a floresta ou outros ecossistemas naturais, de acordo com a região. Por sua vez, estes sistemas são regidos por alguns princípios ecológicos, que também nortearão as intervenções Permaculturais:
Necessidades energéticas - todas as formas de vida necessitam de alguma forma de energia para sobreviver, na Terra todos os seres vivos são dependentes diretos ou indiretos da energia solar;
Ciclagem de nutrientes - nos sistemas naturais não existe desperdício, toda forma de energia é reaproveitada no sistema, no caso das florestas, por exemplo, a matéria orgânica proveniente da vegetação volta a esta na forma de nutrientes, após a sua decomposição;
Interrelação - todos os elementos do sistema interagem entre si, por exemplo, um pássaro se alimenta de um fruto e por sua vez dispersa a semente possibilitando a reprodução da árvore que o alimentou;
Diversidade biológica - para que se auto sustentem os sistemas requerem uma grande diversidade de elementos, para que realizem o maior número possível de interações e possam sobreviver a uma eventual catástrofe como o fogo, por exemplo.
Ética
Três preceitos regem a ética da Permacultura, são eles:
Cuidado com o planeta Terra - isto significa uma atuação humana que conserve a vida no planeta em seu equilíbrio natural, se respeitando todos os elementos deste macrosistema, incluindo-se o cuidado com os "não vivos", como ar, água, solo, etc. Trabalhando "com" e não "contra" a natureza, possibilitando um aumento dos recursos que geram a vida. Isto significa inevitavelmente uma mudança nos padrões de consumo das sociedades contemporâneas;
Cuidado com as pessoas - este está intrínseco ao primeiro, já que os seres humanos são apenas mais uma espécie que habita o planeta Terra, porém para que o cuidado com o planeta esteja garantido, deve-se se assegurar simultaneamente o bem-estar humano, pois se este for atingido de forma harmônica com o ambiente, não mais será necessária a intervenção impactante que hoje exercemos para vivermos neste grande organismo Terra;
Distribuição dos excedentes - um dos maiores problemas que hoje afligem os habitantes da Terra continua sendo a fome, enquanto houver um sistema que se utilize da miséria de uma maioria para a manutenção da riqueza de uma minoria, não se pode haver uma expectativa de sustentabilidade. Um sistema ideal gera alimento, energia, uso do tempo e dinheiro suficiente para se sustentar e ainda poder distribuir os excedentes.
Amigo Sérvulo,
muito bom o artigo sobre permacultura.
Envie-nos sempre suas notícias!
Abraços
Postar um comentário