12/05/2010

Conflito vivido por Apiwtxa na fronteira pode agora ser monitorado por mapa com dados sobre injustiça ambiental e saúde no Brasil

Fiocruz lança mapa com dados sobre injustiça ambiental e saúde no Brasil
Vinculada ao Google Earth, ferramenta permite monitorar casos no país. Só Amazônia Legal tem 79 exemplos; internautas podem citar novos casos.

por Globo Amazônia, 11/05/2010


Lançado na semana passada, no Rio, pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o mapa de conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil reúne mais de 300 casos sobre o tema, distribuídos por estados de todo o país.

Disponível na internet no site da instituição, o mapa foi montado a partir de imagens de satélite vinculadas ao Google Earth. É possível pesquisar detalhes de cada conflito clicando sobre a cidade em que ele se encontra. Com o tempo, a proposta é que os próprios internautas possam complementar dados e adicionar novos casos de injustiça ambiental no mapa.

A ferramenta pode ser utilizada por moradores dos estados da Amazônia Legal, que reúne 79 exemplos de injustiça ambiental no mapa de lançamento. Só o Amazonas tem 14 casos, seguido de Mato Grosso (13), Pará (10), Tocantins (9), Maranhão (8), Rondônia (8), Acre (8), Amapá (6) e Roraima (3).

Os casos de injustiça ambiental na Amazônia têm origens distintas, mas geralmente estão associados a ações de desmatamento ilegal e outras atividades socioeconômicas que ameaçam a saúde de populações indígenas ou ribeirinhas. Um deles é o caso dos indígenas ashaninka, que vivem no Acre e no Peru, próximos à região de fronteira, e sofrem com o avanço de madeireiras na região.

A proposta do mapa é permitir o monitoramento de projetos que enfrentam situação de injustiça ambiental no país, sempre relacionados à questões de saúde das populações que vivem no entorno dos locais em que ocorrem os casos.

Um comentário:

Anônimo disse...

O grande defensor MARCIO VENICIO, que lutou bravamente pelo povo Ashaninka, está fora do processo... coisas daqueles que nao tem compromisso.