20/11/2015

1ª TEIA INDÍGENA DO BRASIL

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, foi realizada a 1a Teia Indígena do Brasil, no Centro Yorenka Ãtame. Na mesma ocasião, o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, Inaugurou o Pontão de Cultura da Yorenka. Contamos ainda com a presença de grandes líderes de vários povos indígenas do Brasil e do Peru. Compareceram representantes dos povos Ashaninka, Yawanawá, Huni Kuin, Jaminawa Arara, Puyanawa, Tukano, Desano, Tupinanmbá, Pataxó, Kayapó, Guarani Mbyá e mais de 300 moradores do Município de Marechal Thaumaturgo.
Durante o encontro, aconteceram muitas apresentações culturais e os povos presentes defenderam a política de pontos de cultura, além de pedirem melhorias no acesso à internet e ampliação e construção de novos pontos, visando manter sempre a tradição cultural viva. Ao final, foi elaborada a Proposta dos Representantes Indígenas da Teia 2015, que foi encaminhada ao Ministério da Cultura, e consolida o diálogo direto entre os povos indígenas e o poder público.

O presidente da SP Cine, Alfredo Manevy, afirmou: "Essa região tem muitas culturas importantes, pro Brasil e pro mundo inteiro, muitos povos, muitas línguas e muitas riquezas culturais. É um trabalho muito valioso, feito por várias etnias, em especial os Ashaninka, aqui no Centro Yorenka Ãtame. O conceito de ponto de cultura é justamente valorizar uma iniciativa cultural que já existe, que faz um trabalho sério. E aqui, tudo que é feito se encaixa perfeitamente na ideia de ponto de cultura."

O povo Ashaninka, que celebrou com grande festa a inauguração do Pontão de Cultura, abriu as portas do espaço para sempre traçar metas de melhorias a todos os povos da floresta, índios e seringueiros, em prol de um melhor desenvolvimento cultural e ambiental.

O Ministro destacou o trabalho de agregação que vem sendo desenvolvido em parceria com o  governo, pelas diversas etnias e pela população não indígena do Acre: "Aqui, temos um exemplo de que é possível trabalhar em conjunto, buscando soluções que permitam não apenas a convivência entre os diferentes, mas que favoreçam a construção de um arranjo no qual todos podem viver sua experiência cultural de forma livre e harmônica, com desenvolvimento social e avanços na qualidade de serviços públicos de acordo com a necessidade de cada um."
(Fotos de Alice Fortes)

3 comentários:

Carmem Gottfried disse...

Força e coragem!!
Apiwtxa!!

Carmem Gottfried disse...

Força e coragem!!
Apiwtxa!!

rui disse...

PAROLIZADORES DE OTÁRIOS


Os parolizadores de otários falam em povos mais ricos e em povos mais pobres... em povos em ascensão e em povos em declínio... (situações um tanto ou quanto secundárias)... procurando desviar as atenções daquilo que é essencial - leia-se, importante é CRIAR CONDIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA: todos diferentes, todos iguais... isto é: todas as Identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o seu espaço no planeta [Inclusive as de 'baixo rendimento demográfico'! Inclusive as 'economicamente pouco rentáveis'!].
.
Os separatistas-50-50 não são ANTI isto ou aquilo... são é PRÓ Direito à Sobrevivência!
.
-» Quando se fala no (legítimo) Direito à Sobrevivência de Identidades Autóctones... Nazis-Económicos (nazis-made-in-USA) desde há séculos com a bênção de responsáveis da Igreja Católica - proclamam logo: «a sobrevivência de Identidades Autóctones provoca danos à economia...»
[nota: os Nazis-Económicos provocaram holocaustos massivos em Identidades Autóctones]
.
.
.
P.S.
-» Nazismo não é o ser 'alto e louro', bla bla bla,... mas sim... a busca de pretextos com o objectivo de negar o Direito à Sobrevivência de outros.
-» Os 'globalization-lovers' que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa!
-» Existem 'globalization-lovers'... e existem 'globalization-lovers' nazis (estes buscam pretextos para negar o Direito à Sobrevivência das Identidades Autóctones).
Nota: É preciso dizer não ao nazismo democrático e sim ao separatismo, isto é: é preciso dizer não àqueles que pretendem determinar/negar democraticamente o Direito à Sobrevivência de outros.
.
P.S.2.
Direitos que já há alguns anos (comecei nos fóruns clix e sapo) aqui o je vem divulgando:
1- O Direito à Sobrevivência de Identidades Autóctones : ver blog "http://separatismo--50--50.blogspot.com/".
2- O Direito à Monoparentalidade em Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas: ver blog "http://tabusexo.blogspot.com/".
3- O Direito ao Veto de quem Paga: ver blog "http://fimcidadaniainfantil.blogspot.pt/".
.
.
.
Anexo:
Um caso de bandalheira: pessoal que não se preocupa com a construção duma sociedade sustentável (média de 2.1 filhos por mulher)... critica a repressão dos Direitos das mulheres... todavia, em simultâneo, para cúmulo, defende que... se deve aproveitar a 'boa produção' demográfica proveniente de determinados países {nota: 'boa produção' essa... que foi proporcionada precisamente pela repressão dos Direitos das mulheres - ex: islâmicos}... para resolver o deficit demográfico na Europa!?!?!!!