Em reunião com vice-ministros de Indústria e Transporte peruanos, governador reafirma compromisso do Acre com o tema
por Edmilson Ferreira*
O governador Binho Marques apresentou na noite desta quinta-feira, 17, aos vice-ministros peruanos dos Transportes, Carlos Puga, e da Indústria, Carlos Ferraro, o compromisso do Acre com o processo de integração regional de amplitude. Nesse contexto, temas como a Estrada do Pacífico, turismo, o fortalecimento da iniciativa Madre de Dios-Acre-Pando (MAP) e suas variáveis, além da integração lingüística são defendidos pelo Estado acreano.
Puga e Ferraro visitam o Acre a convite do Consórcio Conirsa, responsável pelas obras da Carretera Interoceânica, como é chamada a Estrada do Pacífico no lado peruano. Delcy Machado, diretor da líder do Conirsa, a brasileira Odebrecht, e Luiz Alberto Weyll, diretor do Conirsa, mostraram aos peruanos e brasileiros da comitiva ministerial a Iniciativa de Conservação e Desenvolvimento Sustentável, organização não-governamental gerenciada pela Odebrecht que aplica o lema "Iteroceânica Sul -integrando conservação e desenvolvimento". Trata-se da proposta de mitigação dos impactos da estrada na vida das comunidades e do meio ambiente. A iniciativa tem, entre outros, parceiros como a Conservação Internacional, o ProNatureza e o BID.
Nesta sexta-feira, 18, a comitiva peruana conhece os principais investimentos do Governo na área de economia sustentável, através da Parceria Pública, Privada e Comunitária (PPC). Serão visitados os seguintes investimentos: Parque Industrial; Álcool Verde; Fábrica de Pisos de Xapuri; Fábrica de Preservativos e o Abatedouro de Aves em Brasiléia.
Integra o grupo o empresário Julio Cáceres, que atua na produção de cimento no Peru. Participam da agenda os secretários de Estado Nilton Cosson, Gilberto Siqueira, Mauro Ribeiro, César Dotto, o diretor do Deracre Marcus Alexandre, além de assessores de governo. Siqueira mostrou ao grupo pontos importantes do Programa de Desenvolvimento Econômico Sustentável, focando as ações já realizadas e o Planejamento Estratégico para gestão 2007-2010. O Programa de Promoção do Turismo Regional e os detalhes da Infra-estrutura de Integração Regional também farão parte do ciclo de debates. Os visitantes puderam ver de perto produtos de excelência para o desenvolvimento comunitário, como o Centro de Referência de Energias Renováveis da Funtac, que conduz o programa do Fogão Gera Luz, entre outros.
Asfalto liga Rio Branco a Maldonado ainda este ano, garante Conirsa
O Conirsa já asfaltou 216 quilômetros da Interoceânica, o que representa 30% da obra calculada em cerca de 700 quilômetros de extensão naquele trecho. Com isso, segundo Carlos Alberto Weill, diretor do Conirsa, em 2008 estará completa a ligação desde a fronteira com Assis Brasil até Puerto Maldonado.
Para o governo acreano, o próximo desafio do Governo do Acre e do Peru é consolidar o processo de industrialização, gerando mais emprego e renda para a população. "A etapa de infra-estrutura já foi vencida. Precisamos avançar em outros temas", disse o secretário Gilberto Siqueira ao pedir superação das barreiras que impedem a integração.
* Edmilson Ferreira, da Agência de Notícias do Acre, 18/01/2008
`
À esse respeito, leia também:
- "Tá Brabo"
- Graves enfrentamientos en la frontera Perú-Brasil: los pueblos indígenas se pronuncian
- Sobre a Exploração Madeireira na Fronteira Brasil-Peru, queremos a intervenção da OIT
Nenhum comentário:
Postar um comentário