03/07/2008

Comemoração do povo Ashaninka do Brasil

por Stefania Fernandes*

Foto Rede Povos da Floresta















O dia 24 de junho é celebrado com muita alegria pelos índios Ashaninka do Rio Amônia, pois foi nessa data, no ano de 1992, que eles conseguiram oficializar a demarcação do seu território e conquistaram segurança e liberdade para decidir o quê fazer em suas terras.

Vítimas da exploração madeireira, principalmente na década de 1980, os Ashaninka do rio Amônia conseguiram, após anos de luta e de muitos esforços, expulsar os patrões e os posseiros brancos de suas terras.

Até hoje eles lutam contra as constantes invasões de madeireiros, mas hoje podem comemorar, com muita honra, a demarcação da Terra Indígena Kampa do rio Amônia, uma área de 87.205 ha.

A festa começou no dia 23 de junho, com campeonatos de arco e flecha e futebol, e seguiu durante toda a noite com muita música, brincadeiras e caissuma, bebida tradicional feita de macaxeira.

Os organizadores da festa foram os integrantes da família Pianko, eles receberam ashaninkas do Peru, de outras comunidades do Brasil e não-índios que estiveram no local especialmente para festejar a data.

* Stefania Fernandes, Rede Povos da Floresta, 03/07/2008

Nenhum comentário: