por Stefania Fernandes*
Foto Rede Povos da Floresta
O dia 24 de junho é celebrado com muita alegria pelos índios Ashaninka do Rio Amônia, pois foi nessa data, no ano de 1992, que eles conseguiram oficializar a demarcação do seu território e conquistaram segurança e liberdade para decidir o quê fazer em suas terras.
Vítimas da exploração madeireira, principalmente na década de 1980, os Ashaninka do rio Amônia conseguiram, após anos de luta e de muitos esforços, expulsar os patrões e os posseiros brancos de suas terras.
Até hoje eles lutam contra as constantes invasões de madeireiros, mas hoje podem comemorar, com muita honra, a demarcação da Terra Indígena Kampa do rio Amônia, uma área de 87.205 ha.
A festa começou no dia 23 de junho, com campeonatos de arco e flecha e futebol, e seguiu durante toda a noite com muita música, brincadeiras e caissuma, bebida tradicional feita de macaxeira.
Os organizadores da festa foram os integrantes da família Pianko, eles receberam ashaninkas do Peru, de outras comunidades do Brasil e não-índios que estiveram no local especialmente para festejar a data.
* Stefania Fernandes, Rede Povos da Floresta, 03/07/2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário