02/02/2016

APIWTXA PLANEJA AÇÕES DE VIGILÂNCIA PARA 2016 E INICIA O ANO COM UMA EXPEDIÇÃO

No dia 30 de dezembro de 2015, lideranças da Apiwtxa se reuniram na aldeia com a finalidade de planejar as ações de vigilância da Terra Indígena Kampa do Rio Amônia para o ano de 2016. A ideia é intensificar as atividades de proteção da terra, tendo em vista os apoios financeiro e técnico que estão sendo recebidos, respectivamente, por meio do Projeto Alto Juruá (financiado pelo BNDES/Fundo Amazônia) e da University College London, por meio do Projeto Ciência Cidadã Extrema.

O Projeto Alto Juruá prevê a instalação de três bases de vigilância em pontos estratégicos da Terra Indígena, equipadas com kit radiofonia e bote. Há também a previsão de apoio para expedições de vigilância. Já o projeto de monitoramento apoiado pela University College London treinou, em 2015, 13 monitores Ashaninka para realizarem o registro de informações sobre invasões na Terra Indígena com o uso de tecnologia digital, permitindo o levantamento de dados precisos sobre as ocorrências (fotografia, gravação de áudio e coordenada geográfica).
Durante a reunião foram discutidas as vulnerabilidades da Terra Indígena ao longo do ano, conforme as estações, e foram planejadas as ações em cima dessa dinâmica. Também foram levantadas as necessidades de equipamentos para as expedições e a necessidade de se realizar reuniões de esclarecimento sobre as atividades de vigilância nos demais aldeamentos da Terra Indígena. Desse modo, nos dias 4 e 5 de janeiro foram realizadas reuniões de esclarecimento nos aldeamentos situados no Igarapé Amoninha e na fronteira com o Peru, subindo o Rio Amônia. Também realizou-se uma visita na base de vigilância que já se encontrava em construção nas proximidades do Igarapé Amoninha.
Em seguida, entre os dias 9 e 16 de janeiro, uma equipe de 5 monitores Ashaninka deslocaram-se da aldeia Apiwtxa em direção ao Rio Arara, que é uma das fronteiras da Terra Indígena, para a primeira ação de vigilância do ano. Nesta época do ano, é comum a entrada de caçadores ilegais na Terra Indígena, que adentram o Rio Arara em busca de animais silvestres para consumo e comercialização. Há dois aldeamentos Ashaninka no Rio Arara. A equipe de monitores, juntamente com a coordenação executiva do projeto Alto Juruá, se deslocaram até essas localidades para realizar a reunião de esclarecimento. No dia seguinte, os monitores e mais 6 Ashaninka dos aldeamentos do Rio Arara partiram em três botes para a ação de vigilância. Durante a atividade foram localizados dois caçadores, na altura do Igarapé Duas Bocas. Os Ashaninka realizaram uma ação educativa, informando os caçadores da proibição da caça em Terra Indígena, e apreenderam a caça de sua embarcação. Também informaram as comunidades não-indígenas que residem no trajeto do Rio Arara sobre as atividades de vigilância que irão se intensificar no ano de 2016.
As bases de vigilância estarão todas prontas e equipadas até o final do primeiro semestre de 2016, o que permitirá um sistema integrado de monitoramento e comunicação no interior da Terra Indígena e com os órgãos e instituições competentes.






Nenhum comentário: