31/05/2016

APIWTXA REALIZA CURSO PARA MONITORES AMBIENTAIS DA RESEX

De 9 a 15 de maio foi realizado, no Centro Yorenka Ãtame, o curso para monitores ambientais da Reserva Extrativista Alto Juruá, do qual participaram mais de quarenta representantes de trinta e quatro comunidades. O evento, que integra as atividades do projeto Alto Juruá,  foi ministrado pela advogada Maria Augusta Assirati e contou com a presença do antropólogo Mauro Almeida e da gestora da Reserva Extrativista Riozinho da Liberdade, Julia Vilela. Estiveram também presentes diversos representantes da Associação de Agricultores e Extrativistas da Resex Alo Juruá – ASAREAJ e o gestor do ICMBio, Domingos Garcio Inácio.
No curso foram apresentadas noções de legislação ambiental, direitos e deveres da população da Reserva e a implementação de seu plano de uso. Um histórico das reservas extrativistas, com suas especificidades e propósitos, também foi discutido. O objetivo é assessorar os extrativistas na gestão de seu território, fortalecer sua organização comunitária e permitir uma maior autonomia da Resex no que diz respeito às suas questões internas. A reunião de representantes de diferentes comunidades propiciou ricos debates, especialmente com relação aos ideais de sua criação, em comparação com a realidade atual, e o que se espera de seu futuro.
José Francisco Garcia Inácio, da comunidade Pedra do Cubio, reforçou a importância dessa atividade: "Esse curso é uma honra para mim e pra todos os companheiros; é um tesouro, uma herança. (...) Hoje eu sou aluno aqui. Nas áreas indígenas Ashaninka e Kaxinawá do Rio Breu, eu sou professor. Então, pra mim, é um enorme prazer. Na minha comunidade Pedra do Cubio já temos três pessoas que trabalham com reflorestamento e preservação da área. Isso é muito bom. Esperamos que esse curso nos fortaleça para que a gente possa aprender muito mais".

Nenhum comentário: