02/05/2016

APIWTXA DESENVOLVE PROJETO DE PSICULTURA

Desde janeiro de 2015 a Associação Apiwtxa vem desenvolvendo o projeto Fortalecendo Experiências Sócio-produtivas Sustentáveis no Alto Juruá, com financiamento da Fundação Banco do Brasil, que tem por objetivos fomentar a piscicultura e os sistemas agroflorestais na região.

Durante 2015 foram realizadas diversas capacitações, foram construídos novos açudes e tanques, reformas e limpeza nos antigos açudes e nos lagos, foram adquiridos kits de ferramentas, contendo barcos, motores, carrinhos de mão e outros instrumentos de trabalho, distribuídos às comunidades e o houve também fortalecimento dos sistemas agroflorestais já implantados, com foco na produção para o suprimento futuro da agroindústria, contando sempre com o apoio e participação de várias lideranças do povo Ashaninka do Rio Amônia, Ashaninka do Rio Breu e representantes da Associação de Jovens Defensores da Floresta (Assentamento do INCRA P.A Amônia). O projeto está beneficiando 120 famílias na região.
No período de fevereiro a março deste ano, foram realizadas as solturas de mais de 80 milheiros de peixes nos açudes. Com o término do projeto, as comunidades continuarão  praticando as técnicas de manejo da piscicultura e dos sistemas agroflorestais, recebendo os benefícios advindos da produção local.
(Fotos de Carolina Comandulli)

Nenhum comentário: