28/04/2016

APIWTXA REALIZA INTERCÂMBIO COM POVOS SURUÍ E YAWANAWA E LANÇA PROTOCOLO ASHANINKA

Entre os dias 4 e 8 de abril a Apiwtxa recebeu a visita de 40 representantes indígenas dos povos Suruí e Yawanawa e realizou intercâmbio na aldeia e no Centro Yorenka Ãtame. Durante a visita, os indígenas puderam conhecer a produção de artesanato Ashaninka e compartilhar os rituais do ‘pyarentsi’ e ‘kamarampi’. Também, foram promovidas conversas sobre gestão territorial e ambiental e organização comunitária entre os povos. O intercâmbio foi realizado com apoio da ONG Forest Trends.
No dia 8 de abril, sexta feira, foi lançado no Centro Yorenka Ãtame o livro “Protocolo de Serviços Ambientais dos Ashaninka da Terra Indígena Kampa do Rio Amônea”, contando com os participantes do encontro e de diversos grupos da sociedade de Marechal Thaumaturgo. Representantes das etnias Yawanawa e Suruí ressaltaram a importância da troca de saberes através deste tipo de iniciativa. Um grupo de alunos da Escola Elvira Ferreira Gomes também esteve presente no lançamento do livro e pôde levar para casa um exemplar do livro.

Durante o evento, Wewito Piyãko, professor e cineasta Ashaninka ressaltou: “Através deste livro todos poderão conhecer um pouco do nosso plano de trabalho do presente e do futuro do nosso povo”. O líder Ashaninka Benki Piyãko também expôs: “O livro poderá trazer uma repercussão para todos refletirem sobre o próprio meio de vida.”

O livro tem a autoria do povo Ashaninka do Rio Amônia e foi realizado através do apoio da ONG Forest Trends, Fundo Vale e a Associação APIWTXA, contando ainda com o apoio administrativo da “Equipe de Conservação da Amazônia” e o apoio institucional do Governo do Acre.

(Fotos de Carolina Comandulli)

Nenhum comentário: