14/04/2016

APIWTXA DISPONIBILIZA FILME SOBRE A EXPEDIÇÃO TSONKIRI NA INTERNET

A Apiwtxa está disponibilizando no Youtube o link do filme da Expedição Tsonkiri (Expedição Beija-Flor), realizada em julho e agosto de 2015 e produzido pelo cineasta Ashaninka Wewito Piyãko em parceria com a ONG Video nas Aldeias.

O filme surgiu através da Expedição Tsonkiri (em português Beija Flor), uma viagem preparatória para a realização da grande Expedição "Yorenka Tasori" ("Sabedoria do Grande Espírito"), prevista para agosto de 2016. Durante a Expedição Tsonkiri os líderes Ashaninka da comunidade Apiwtxa do Rio Amônia, Benki, Moisés, Wewito e Winko Piyãko, acompanhados pela antropóloga Carolina Comandulli, viajaram durante três semanas ao Peru para visitar comunidades Ashaninka da Selva Central e sítios sagrados de grande importância para a cultura Ashaninka, a fim de fazer os primeiros contatos para a preparação da Expedição "Yorenka Tasori".

A Expedição preparatória "Tsonkiri" teve o apoio de vários parceiros, como a Fundação Yves Roché, a ONG alemã "Society for threatened Peoples" (Sociedade em prol dos Povos Ameaçados), a ONG belga-holandesa "House of Indians" e a antropóloga Carolina Comandulli.

Os links para assistir ao filme são os seguintes:

Expedição Yorenka Tasori

Para a grande Expedição "Yorenka Tasori", que deverá registrar a fundo a cultura Ashaninka, os sítios sagrados no Peru e fortalecer o trabalho em conjunto entre o povo Ashaninka no Peru e no Brasil, a Apiwtxa está em busca de apoio financeiro para a realização da iniciativa.

Para obter mais informações ou apoiar a Expedição "Yorenka Tasori" basta entrar em contato com a Apiwtxa no endereço de e-mail: apiwtxa@yahoo.com.br

Nenhum comentário: