15/07/2016

RESEX ALTO JURUÁ PLANEJA SEU MODELO DE GOVERNANÇA

Na semana de 11 a 14 de julho, foi realizado o planejamento estratégico da ASAREAJ (Associação de Seringueiros e Agricultores da Reserva Extrativista do Alto Juruá) no Centro Yorenka Ãtame. Márcio Calvão, do Instituto Rever, e Maria Augusta Assirati guiaram o processo que contou com a presença de vinte e dois representantes de diferentes comunidades da Resex, dezesseis moradores da Terra Indígena Kaxinawá e Ashaninka do Rio Breu e dois participantes de Sawawo, no Peru. O planejamento contou ainda com a colaboração da dra. Claudia Aguirre, defensora pública do estado do Acre, e da consultora de branding Carolina Montenegro. Essa atividade faz parte do projeto Alto Juruá, uma parceria entre a Associação Ashaninka Apiwtxa e o BNDES/Fundo Amazônia.

Durante o encontro, foram desenvolvidas a visão e a missão da ASAREAJ e esse planejamento reflete o novo momento da reserva extrativista após o declínio do ciclo da borracha, e busca um modelo de desenvolvimento sustentável que possibilite a sustentabilidade econômica das famílias que nela vivem sem derrubar a floresta, e sim valorizando o meio ambiente como sua grande riqueza.
José Carlos Oliveira da Silva, da comunidade Novo Horizonte, percebeu a estratégia do planejamento como "ver o que está precisando fazer para o futuro da Reserva e discutir as formas que devemos trabalhar para seu desenvolvimento". Ele sentiu que o processo trouxe mais esperança e ânimo aos participantes, e vê a necessidade de terem parceiros como a organização Apiwtxa para sua plena aplicação.

Nenhum comentário: