por Líbia Almeida*
O Povo Ashaninka do Rio Amônia, na próxima semana, receberá na Aldeia Apiwtxa a visita de Danielle Mitterrand, presidente da Fondation France Libertés.
Acompanhada de sua comitiva e de representantes do Governo do Estado do Acre, Danielle também visitará o Yorenka Ãtame – Centro de Saberes da Floresta recentemente inaugurado pela Apiwtxa para promover a qualidade de vida dos povos da floresta, por meio de oficinas de geração de alternativas econômicas sustentáveis e valorização das culturas locais.
A presidente da Fondation France Libertés também sobrevoará, com técnicos do Ibama e do Exército brasileiro, a terra Ashaninka e a fronteira do Brasil com o Peru, para reconhecimento das áreas onde estão ocorrendo as invasões de madeireiras peruanas e a exploração ilegal de madeira.
O encontro de Danielle com o Povo Ashaninka é, há muito tempo, esperado pela Comunidade Apiwtxa. Houve pelo menos três encontros com lideranças da Aldeia ensejando este grande acontecimento.
Este ano, durante o Encontro das Águas de Março, em comemoração ao Dia Mundial das Águas, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a liderança Benki Piyãko convidou-a pessoalmente para conhecer o Povo Ashaninka e colaborar com as iniciativas da Comunidade para a conservação da floresta e valorização dos conhecimentos tradicionais dos povos da floresta.
O convite foi novamente feito durante um café da manhã em Brasília, também no mês de março, que reuniu Danielle, seus assessores, Francisco Pinhanta, Moisés e Benki Piyãko, também estavam presentes os amigos Ailton Krenak, João Fortes e Leila Soraya Menezes.
Este café da manhã também coroava uma importante campanha que a Comunidade Apiwtxa havia realizado em Brasília, que consignou a condenação do ex-governador do Acre, Orleir Cameli, por ter desmatado cerca de 30% de floresta na Terra Ashaninka.
Mas, mais recentemente, dessa vez na França, estiveram com Danielle as lideranças Valdete Piyãko (Bebito) e Alexandrina Pinhanta Ashaninka, quando estes representavam no Festival de Cinema Autres Brésils, o filme Shomõtsi, cuja apresentação contou com a presença de Danielle que também participou da mesa de debate “A situação dos indígenas”, em seguida à apresentação do filme.
Jantar entre Danielle Mitterrand, João Fortes, Bebito Piyãko, Alexandrina Pinhanta e outros, antes da apresentação do filme Shomõtsi, dirigido por Bebito Piyãko, no Festival Autres Brésils. 06 Junho/2007, Paris, França.
Palestra de Danielle Mitterrand, Bebito Piyãko, Alexandrina Pinhanta e outros, durante o Festival de Cinema Autres Brésils. 06 junho/2007. Paris, França.
A Presidente da Fondation France Libertés, Danielle Mitterrand, será muito bem vinda na Aldeia Apiwtxa.
*Líbia Almeida, Assessora Técnica da
Apiwtxa Associação Ashaninka do Rio Amônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário