27/09/2007

Audiência na Câmara dos Deputados

Henrique Afonso defende fronteiras amazônicas*

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública sugerida pela deputada Dalva Figueiredo PT/AP sobre “Fiscalização e Controle de Fronteiras da Região Amazônica”.

Foram expositores Flávio Montiel, Diretor de Proteção e Controle Ambiental do Ibama, Vice-Almirante Arnon Lima, Diretor de Política e Estratégia do Ministério da Defesa e Mauro Spósito, Coordenador de Operações de Fronteira da Polícia Federal.

Henrique Afonso apresentou um resumo da carta-denúncia dos Ashaninkas sobre a invasão de suas terras e de outras áreas indígenas em território juruaense-brasileiro, e ressaltou que o problema é recorrente, embora as operações conjuntas do Ibama, Polícia Federal, Exército tenham sido relevantes para amortecer a exploração ilegal de madeira por peruanos. Informou que no sobrevôo realizado no início da semana pelo Ibama foram vistos tratores e uso de motosserras nas proximidades da fronteira. Apresentou também os riscos das atividades de prospecção depetróleo no lado peruano, que podem contaminar o rio Juruá e Purus, a partir das cabeceiras dos rios que nascem no Peru.

Para o deputado, é necessário que a diplomacia brasileira trate com mais vigor a questão com o governo do Peru, país cujas leis ambientais são "frouxas" e a livre concessão de exploração madeireira na fronteira com o Acre traz problemas novos como o estímulo ao deslocamento de indígenas peruanos avançando sobre áreas indígenas em território brasileiro, ocasionando conflitos entre os grupos indígenas. "Num contexto mundial importante sobre mudanças climáticas, é preciso um programa sistemático de defesa de nossas fronteiras, de nossas florestas, de nossos indígenas, de nossos ribeirinhos, inclusive envolvendo os demais países fronteiriços da Amazônia", afirmou Henrique.

Direto do AC24 Horas
Rio Branco, quinta, 27 de setembro de 2007



Nenhum comentário: