19/11/2007

Exército deflagra Operação Curare no Vale do Juruá

Operação terá reforço de policiais militares, federais e fiscais do Ibama para coibir crimes ambientais e tráfico de drogas
por Sandra Assunção*

foto Sérgio Vale
Mais de 100 homens do 61º Batalhão de Infantaria e Selva - BIS, a unidade do exército em Cruzeiro do Sul, além de policiais federais, militares e fiscais do Ibama realizar a partir desta segunda-feira a Operação Curare. O objetivo é coibir crimes como o tráfico de drogas, de animais e a retirada ilegal de madeira da área de fronteira entre o Brasil e o Peru. Utilizando carros, barcos e helicópteros, as equipes vão fazer barreiras e abordagens nas estradas e rios da região.

De acordo com o comandante do 61º BIS já existem homens espalhados nos cinco municípios do Vale do Juruá. Em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Valter e Marechal Thamaturgo (cidade mais próxima da fronteira com o Peru), fiscais do Ibama atuam junto com homens do exército. Nas diversas operações feitas no local foram descobertos milhares de metros cúbicos de madeira retirados de forma ilegal por peruanos dentro do território brasileiro.

O tenente coronel Janssen afirma que além da parte repressiva da Operação Curare, a missão irá desenvolver ações sociais como atendimento médico-odontológico em localidades de difícil acesso. “O Batalhão de Infantaria e Selva tem o dever de proteger as fronteiras, por isso atuamos repressivamente, mas não podemos esquecer do bem estar e da saúde das pessoas que vivem nesses lugares mais isolados”.

* Sandra Assunção, Rádio Aldeia – Cruzeiro do Sul, 19/11/2007, Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário: