30/11/2008

Benki Ashaninka é recebido na Assembléia Nacional da França por Deputados Verdes

por Noël Mamère*

Após o debate realizado no dia 21 de novembro, como parte da 26o Festival Internacional do Meio Ambiente, intitulado: "Floresta: fonte de vida, fonte dos desejos", Messsieurs Francois De Rugy, Noël Mamère, Yves Cochet e Madame Martine Billard, deputados Verdes, tiveram o grande prazer de receber Benki Piyãko Ashaninka, líder indígena da Amazônia, na Assembleia Nacional.

Líder de uma comunidade indígena na Amazônia brasileira, estado do Acre, Benki Ashaninka mobiliza para ajudar os povos indígenas a lutar contra a exploração de suas terras por outros.

Neste contexto, ajuda as comunidades a melhorar os seus processos e técnicas que conduza a uma nova gestão das terras para que as pessoas viva os seus recursos naturais, mantendo um ecossistema rico e único.

Representante da comunidade Ashaninka, que nos últimos 15 anos tem sido reconhecida no Brasil e no exterior por seu modelo de desenvolvimento sustentável, o Sr. Benki Piyãko decidiu fazer da educação a principal arma na proteção ambiental e no conhecimento da floresta.

* Noël Mamère, Deputado Francês, L'Écologie-Les Verts, 24/11/2008
- Leia o original em Francês, AQUI

Um comentário:

luis dolhnikoff disse...

Parabéns ao povo ashaninka por conquistar apoio e aliados internacionais para uma causa que é de todos!
Luis Dolhnikoff