27/05/2009

Ashaninka convidados na Alemanha

Ashaninka da zona fronteiriça do Peru, Brasil, convidados na Alemanha*

Quarta-feira, 27 Maio de 2009, 19h
Será apresentado o filme "A gente luta mas come fruta", dos Ashaninka no Brasil. Neste filme os Ashaninka do Brasil retratam o fluxo no rio Amônia, como eles vivem, o que eles têm desenvolvido de conceitos para um futuro em harmonia com a natureza, a resistência e o que eles têm de ultrapassar. O filme é de 2006, demora 40 minutos e está em versão original com legendas em Inglês. Na sequência será possível discutir com os dois Ashaninka Benki e Moises Piyako.

Onde
Casino im Theaterhaus Mitte, Berlim-Mitte, Koppenplatz 12

Desde o início de 1990, os Ashaninka do rio Amônia lutam contra projetos de empresas madeireiras nas proximidades do rio Juruá, onde os dois lados da fronteira, brasileiro e peruano, estão em risco. O risco é principalmente do Peru, onde a exploração de matérias-primas é levada adiante. O trabalho ilegal dos madeireiros tem afetado repetidamente grupos indígenas em isolamento voluntário, que vivem no lado peruano da fronteira. Os povos indígenas na região fronteiriça se sentem sozinhos em sua luta por sua cultura e pela preservação do meio ambiente.

Mais informações sobre a Sociedade para Povos Ameaçados: http://berlin.gfbv.de/

Entrada livre / doações bem-vindas

* Leia o original em alemão, AQUI

Um comentário:

Ísis disse...

Foi fantástico poder ver o filme de vocês em Berlim. Além de poder ouvir a palestra de Benki e Moisés! Espero que outros filmes sejam trazidos e que mais e mais o público alemao e também o público brasileiro residente na Alemanha tenha acesso e contato com a luta Ashaninka! Abraco a voces!