12/06/2009

Encontros de Benki e Moisés Piyãko com organizações governamentais e não governamentais alemãs

por Eliane Fernandes*

Dia 1° de junho
No dia 1° de junho Benki Piyãko participou no Cinema Metrópolis de uma conversa com o jornalista Jens Glüsing, correspondente da revista alemã Spiegel no Brasil. Jens Glüsing e Benki Piyãko falaram ao público sobre a situação dos povos indígenas na Amazônia.


Benki Piyãko e o correspondente da revista Spiegel, Jens Glüsing

Dia 2 de junho
Apresentação do filme “A gente luta mas come fruta” na universidade de Bremen para estudantes do curso de Ciências Culturais. Benki Piyãko respondeu a diversas perguntas dos 170 estudantes de um seminário de manhã e à tarde participou de um seminário sobre Antropologia da Mídia.


Benki Piyãko ainda foi entrevistado pelos jornais Weser Kurier e Delmenhorster Kreisblatt da cidade de Bremen.


Como também pelo programa de TV „Buten und Binnen“.

Equipe do programa „Buten und Binnen“ e Benki Piyãko

Dia 4 de junho
Dia 4 de junho o líder Ashaninka Benki Piyãko deu uma aula sobre o povo Ashaninka a estudantes da 4° a 9° Série da Escola Waldorf Schule em Münster.


À tarde o líder Ashaninka Benki Piyãko se encontrou com a Prefeita da Cidade de Münster, Wendela-Beate Vilhjalmsson do partido alemão social democrata SPD.

Benki Piyãko e a Prefeita Wendela-Beate Vilhjalmsson no Friedenssaal da Prefeitura

Benki Piyãko no balcão da Prefeitura de Münster

A Senhora Wendela-Beate Vilhjalmsson foi informada sobre a situação dos povos indígenas na região fronteiriça Brasil/Peru e se comprometeu a apoiar projetos em prol da proteção do meio ambiente e das florestas na Amazônia, devido à participação da cidade de Münster na Aliança do Clima (Klima-Bündnis).

À noite foi apresentado o filme “A gente luta mas come fruta” e Benki Piyãko respondeu às perguntas do público em Münster.

Público em Münster

Dia 5 de junho
Na sexta feira, Benki Piyãko se encontrou na cidade de Göttingen com a associação alemã “Wege zur Einen Welt - Arbeitskreis Selbstbesteuerung e.V.” (Caminhos para um só mundo), que apoiou um curso de informática em dezembro de 2008 realizado no Centro Yorenka Ãtame. Os membros da associação ouviram os relatos do líder Ashaninka e demonstraram interesse em apoiar futuros projetos do Centro Yorenka Ãtame.

Conversa de Benki Piyãko com membros da associação “Wege zur Einen Welt” em Göttingen

Dia 6 de junho
No último dia da visita à Alemanha Benki Piyãko ofereceu um seminário sobre o povo Ashaninka e a questão fronteiriça entre Brasil e Peru na sede da NGO alemã “Gesellschaft für bedrohte Völker” (Sociedade em prol dos povos ameaçados), na cidade de Göttingen. O público teve a chance de se informar sobre a situação do povo Ashaninka e projetos existentes de forma intensiva. Será formado na Alemanha um grupo de trabalho para apoiar a divulgação dos projetos do povo Ashaninka e os problemas existentes na região de fronteira entre o Brasil e o Peru.


Benki Piyãko na organização “Sociedade em prol dos povos ameaçados” em Göttingen

A viagem de Benki e Moisés Piyãko à Alemanha reforçou o apoio de organizações alemãs ao povo Ashaninka e projetos da organização Apiwtxa. A Sociedade em Prol dos Povos Ameaçados continuará buscando apoio ao povo Ashaninka na Alemanha através de contato com políticos e instituições governamentais e não governamentais como também na divulgação dos projetos realizados no Centro Yorenka Ãtame.

* Eliane Fernandes, da Sociedade para os Povos Ameaçados, Gesellschaft für bedrohte Völker (GfbV), 10/06/2009

Nenhum comentário: