01/06/2009

Relatório da vista à Alemanha

por Eliane Fernandes*

Dia 25 de Maio
Visita à Aliança do Clima (http://www.klimabuendnis.org/) em Frankfurt. Conversa com Thomas Brose sobre a situação do Povo Ashaninka e os projetos da Organização Apiwtxa.

Thomas Brose e líderes Ashaninka Moisés e Benki Piyãko

Dia 26 de Maio
11:00. Encontro em Hamburgo com a classe 10 da Escola Max Brauer Allee na sede da Organização alemã Hamburg Mal Fair (Hamburgo de Forma Justa: www.hamburgmalfair.de). Conversa com os alunos sobre a situação do Povo Ashaninka e indígenas da Região do Alto Juruá e do Projeto Yorenka Ãtame.

13:30. Encontro com representantes do Senado de Hamburgo da área do Meio Ambiente.
Conversa sobre a atual situação do povo Ashaninka e problemas das invasões madeireiras peruanas e planos do governo peruano para a extração de petróleo na região fronteiriça.

Apresentação do projeto Yorenka Ãtame e conversação sobre possível apoio da cidade de Hamburgo no projeto. Representantes do Senado entrarão em contato para possível apoio futuro aos projetos da organização APIWTXA e do Centro Yorenka Ãtame.

Benki e Moisés Piyãko em frente à Prefeitura de Hamburgo

Participaram da reunião o conselheiro de estado de Hamburgo, Sr. Christian Maaß , o Sr.Uwe Ram (Leiter Abteilung Staatsamt) e o Sr. Forkel-Schubert (Departamento do Meio Ambiente de Hamburgo), e a Sra. Jenny Wesche (Assuntos Internacionais)

19:00. Apresentação do filme “A gente luta mas come fruta” no cinema Metropolis de Hamburgo. Após o filme aconteceu um debate entre os líderes Ashaninka Benkie e Moisés Piyãko e a ativista Christina Haverkamp (apoiadora do povo Yanomami no Brasil e Venezuela) e o público.


Dia 27 de Maio
Viagem para Berlim organizada pelo escritório da Sociedade em Prol dos Povos ameaçados em Berlim.

À noite aconteceu um evento aberto ao público onde o filme “A gente luta mas come fruta” foi apresentado. Após o filme o público pode conversar com os líderes Ashaninka Benki e Moisés Piyãko.

Dia 28 de Maio
Encontro dom parlamentares do Parlamento Alemão, entre eles dos partidos União Democrata Cristão CDU (Sra. Ute Granold), Partido Verde (Die Grünen, Sr. Thilo Hoppe), Partido Social Democrata SPD (Sr. Christoph Strässer e Sra. Inge Klostermeier) e membros do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha (Sr. Günter Nooke e Sr. Christian Reißmüller).

Benki e Moisés Piyãko em frente ao Bundestag em Berlim

Os líderes Ashaninka Benki e Moisés Piyãko falaram sobre a situação das invasões na área fronteiriça Brasil/Peru e a política do governo peruano quanto à extração madeireira e retirada de petróleo e gás na região de fronteira.

O Ministério das Relações Exteriores deseja apoiar o povo Ashaninka e outros grupos indígenas da região através da divulgação de um documento criado por representantes dos Povos Indígenas relatando os problemas criados na região de fronteira por madeireiras peruanas e os planos de desenvolvimento do governo peruano. Há o intuito da participação de um representante da Embaixada Alemã em Brasília em novembro de 2009 na reunião planejada por líderes indígenas do Acre.

A representante do partico da União Democrata Cristã ofereceu a reforçar no Parlamento Europeu o controle sobre a certificação de madeiras, já que em 2009 ocorrerão votações sobre o controle de certificados criados por órgãos diversos.

A Sociedade em Prol dos Povos Ameaçados repassará as informações necessárias para que tanto os representantes dos partidos como o Ministério das Relações Exteriores possam dar entrada nas medidas necessárias a serem tomadas para o apoio ao povo Ashaninka na luta contra as invasões madeireiras e planos de governo peruano.

Funcionários do parlamentar Christoph Strässer (Partido Social Democrata Alemão SPD)

Benki Piyãko, parlamentar Thilo Hoppe (Partido Verde) e Moisés Piyãko

Dia 29 de maio
Reunião com a imprensa de Berlim para relatar a situação do povo Ashaninka e os projetos da organização Apiwtxa e o Centro Yorenka Ãtame.


Dia 30 de maio
Visita à escola de plantio de árvores Clasen & Co, para conhecer os métodos de plantio e cuidado das mudas na Alemanha.

Moisés Piyãko, Heike Schiefelbein e Benki Piyãko

Participação dos líderes Ashaninka Benki e Moisés Piyãko no programa de Rádio Teuto-brasileiro Brasilien Magazin no canal TIDE 96,0.


Dia 31 de maio
Visita ao Centro Ambiental de Energias Regenerativas “Artefact” (http://www.artefact.de/) na cidade de Glücksburg na Alemanha para conhecer métodos alternativos e ecológicos de como produzir energia e planejar construções ecológicas.

*Eliane Fernandes, da Sociedade para os Povos Ameaçados, Gesellschaft für bedrohte Völker (GfbV), 01/06/2009

Nenhum comentário: