26/06/2009

Proteção Transfronteiriça da Serra do Divisor e Alto Juruá Brasil-Peru


Do dia 30 de junho a 03 de julho o Grupo de Trabalho Transfronteiriço (GTT) se reúne em Marechal Thaumaturgo para o 11º Encontro do Grupo de Trabalho para Proteção Transfronteiriça da Serra do Divisor e Alto Juruá Brasil-Peru. O evento acontece na escola Ashaninka Centro de Saberes da Floresta Yorenka Ãtame.

O objetivo do encontro é levar aos participantes as atualizações das informações sobre os grandes projetos que põem em risco as comunidades da fronteira entre o Acre e Ucayali, localizado no Peru; avaliar compromissos firmados entre as organizações participantes das reuniões anteriores; e continuar a articulação entre o movimento social referente à região do Vale do Juruá.

Participam do encontro organizações indígenas, ambientalistas, indigenistas e sindicais, como a Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marechal Thaumaturgo, Associação de Seringueiros e Agricultores do Grajaú (ASAG), entre outras. Representantes dos povos Poyanawa, Huni Kui (Kaxinawá), Ashaninka, Nukini, Arara, Jaminawa, Manchineri e Kuntanawa também estarão presentes.

Durante a reunião, lideranças de seringueiros, agro-extrativistas e povos indígenas da região darão depoimentos sobre o que vem acontecendo nas áreas de fronteira. Também haverá apresentações informativas e discussões sobre a questão fronteiriça. Neste 11ª encontro o GTT incluiu na sua pauta, pela primeira vez, as mudanças climáticas, que serão abordadas através de trabalho em grupos, palestra e exibição de vídeo.

O 11º encontro do Grupo de Trabalho Transfronteiriço é uma realização da Comissão Pró-Índio do Acre em parceria com a SOS Amazônia e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marechal Thaumaturgo. O evento está inserido no projeto Fortalecimento dos Povos Indígenas e Conservação da Biodiversidade na Fronteira Brasil-Peru, apoiado pela Rainforest Foundation Noruega (RFN).

Nenhum comentário: