24/03/2010

Pagamento por serviços ambientais é tema de oficina para indígenas

Iniciativa do Governo do Estado visa garantir participação da comunidade nesse amplo projeto ambiental

por Leandro Chaves, assessoria CPI/AC, Agência de Notícias do Acre, 24/03/2010

Teve início nesta quarta-feira, 24, no Centro de Formação dos Povos da Floresta (CFPF) da Comissão Pró-Índio do Acre (CPI/AC), a "Oficina de Consulta sobre o Projeto de Pagamento por Serviços Ambientais - Carbono". O evento acontece até sábado e é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente - responsável pela criação do projeto - que busca a elaboração do plano de forma participativa.

Estão presentes na oficina cerca de 30 indígenas das etnias Huni Kui (ou Kaxinawá), Apolima-Arara, Manchineri, Jaminawá, Yawanawá, Nukini, Ashaninka e Shawadawa (ou Arara).

O objetivo do evento é apresentar aos índios o projeto Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), colher sugestões para melhorá-lo e compartilhar aprendizados sobre a temática abordada durante a oficina.

No primeiro dia, os participantes tiveram acesso à informações sobre mudanças climáticas, desmatamento e serviços ambientais. Depois, conhecerão mais sobre o projeto e a política estadual para a gestão de terras. Durante a oficina, os indígenas formarão grupos de trabalho para discutirem pagamento por serviços ambientais, apresentando, mais tarde, suas considerações para encaminhamentos e avaliações.

O Projeto Pagamento por Serviços Ambientais no Acre ainda está em fase de elaboração. Para isso, são realizadas consultas públicas, onde se ouve diferentes tipos de comunidades que vivem no território acreano para o aperfeiçoamento do projeto. O objetivo do PSA é reduzir o desmatamento, beneficiando as comunidades que preservam as florestas, como os índios, extrativistas e seringueiros.

Nenhum comentário: