05/09/2011

Denunciamos a presença de madeireiros peruanos clandestinos na Terra Indígena Ashaninka, Território brasileiro



Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, 5 de setembro de 2011.


Informamos às autoridades brasileiras que a missão Ashaninka para a fiscalização na fronteira Brasil-Peru, ocorrida entre os dias 30/08 e 02/09/2011 e formada por 15 homens da comunidade Apiwtxa e da comunidade Soweto do Alto Rio Tamaya, comunidade nativa localizada no lado peruano, constatou, por terra, a presença de madeireiros peruanos na Terra Indígena Kampa do Rio Amônea, Território brasileiro.

Os vestígios encontrados da presença dos madeireiros peruanos no Brasil foram:

1) Entre os Marcos 43 e 44, a aproximadamente 200 metros da linha de fronteira, próxima a uma estrada, região com grande densidade de mogno e cedro, a missão encontrou uma clareira com acampamento instalado e árvores de mogno e cedro marcadas para corte

2) Entre os Marcos 42 e 43 estão trabalhando com guincho motorizado, sistema que causa muito mais impacto ambiental

3) A missão também encontrou, no meio da mata, do lado peruano, um grupo de jovens peruanos e brasileiros

Os locais com estes vestígios foram marcados com GPS e todas as informações levantadas foram localizadas no mapa da Terra Ashaninka e analisadas a partir do mapa das invasões ocorridas em 2004.

Montar acampamento próximo a linha de fronteira, é uma estratégia já conhecida, para as invasões dentro do território brasileiro.

As referências e informações levantadas foram apresentadas pelas lideranças Ashaninka aos representantes do IBAMA, do Departamento da Polícia Federal local e da Comissão Pró-Índio do Acre em uma reunião realizada em Cruzeiro do Sul, no dia 02 de setembro de 2011.

A Polícia Federal local e o IBAMA local receberam das lideranças Ashaninka informações detalhadas do local aonde vem ocorrendo as invasões. E organizaram um planejamento conjunto para realizar uma nova missão de fiscalização, com sobrevôos nos locais marcados e para verificar outras clareiras além das que foram vistas por terra. Esta nova missão de fiscalização deve ocorrer nos próximos dias, e também servirá para fazer registros fotográficos e filmagens.

Além de marcar data e organizar a logística da nova missão, a reunião reforçou a importância de se criar um canal de informação e realizar um trabalho de monitoramento interinstitucional, com participação das lideranças indígenas, para fortalecer as trocas de informações.

Histórico da missão de fiscalização ocorrida entre os dias 30/08 e 02/09/2011

- Representantes da comunidade de Soweto, à caminho da comunidade Apiwtxa para uma visita de intercâmbio, varando do rio Tamaya para o rio Amônia, viram o que estava acontecendo dentro da Terra da Apiwtxa, próximo à linha de fronteira. E informaram sobre estes acontecimentos.

- A notícia de novas invasões na TI Kampa do Rio Amonea por parte de madeireiros peruanos, levou a Comunidade Apiwtxa a se reunir no dia 29/08 para discutir a problemática. Nessa reunião se decidiu pela formação de um grupo de fiscalização para ir até o local indicado.

- No dia 30/08, o grupo formado por 15 Ashaninka, sendo 10 da comunidade Apiwtxa e cinco da comunidade nativa Saweto do Alto Rio Tamaya, comunidade localizada no lado peruano, partiu em missão de fiscalização para a fronteira Brasil-Peru.

- A missão durou quatro dias. O grupo retornou à Aldeia Apiwtxa no dia 02/09 e relatou o que viu.

- No dia 02/09/2011, lideranças Ashaninka reuniram-se com autoridades da Polícia Federal e Ibama locais e reportaram o que viram. Esta reunião determinou a realização de uma nova missão para os próximos dias.


Comunidade Apiwtxa do Povo Ashaninka do Rio Amônia
Terra Indígena Kampa do Rio Amônia,
05 de setembro de 2011

2 comentários:

Apiwtxa disse...

Os nomes das pessoas diretamente envolvidas com missão de fiscalização foram ocultados para salvaguardar a sua segurança.
Pedimos a compreensão de todos,
Comunidade Apiwtxa

Anais disse...

Hi,

I'm going to Amazon for few months in next may. I would like to meet native communities to discover their culture.
I'm really interesting about deforestation too and would like to see by myself the impact made on amazon people and animals.
I'm a french photographer and videomaker, 23 years old girl, really attracted by travelling.

Do you know native communities i could met? Do some accept visitors?
I know that it's difficult to meet last Indians, really protected by the FUNAI, but do you know if some are more "open"?
My project is to share their daily life to understand who they are, and make a film about my trip.
I really attracted by matriarchal societies, do you know some?

Thanks for your help !!
Best regard,

Anaïs Bajeux
http://anaisbajeux.wix.com/portfolio