13/12/2016

APIWTXA INVESTE NA EXPRESSÃO DE SUA MARCA

No mês de novembro a Comunidade Ashaninka do Amônia recebeu os profissionais Carolina Montenegro e Cilas Nascimento Sousa, que estiveram no Centro Yorenka Ãtame e na Aldeia Apiwtxa a fim de realizar um diagnóstico relativo à elaboração da marca da Apiwtxa.

Os consultores foram contratados com recursos do Fundo Amazônia/BNDES, no âmbito do Projeto Alto Juruá, para construir uma proposta de marca a ser utilizada para expressar a identidade dos produtos e serviços realizados pela Apiwtxa.

A ideia é que essa marca possa comunicar os valores inerentes aos produtos e serviços que a comunidade desenvolve, tais como peças de artesanato, mercadorias derivadas do manejo de sistemas agroflorestais, e outros.

Durante essa visita, que durou cerca de 20 dias, a equipe participou de algumas atividades de rotina e rituais tradicionais da comunidade, além de entrevistar mais de 10 pessoas entre lideranças e colaboradores da Associação. O objetivo foi pesquisar e reunir elementos que permitam apontar e compreender os valores fundamentais para expressar a identidade dos Ashaninka da Apiwtxa.
Segundo Carolina Montenegro, chamou a atenção durante esse trabalho, o alinhamento e a convergência das ideais apresentadas nas falas de todos os entrevistados.

O trabalho de construção da marca contará, ainda, com etapas futuras, tais como uma nova visita para apresentação e discussão dos resultados do diagnóstico, e da elaboração efetiva da proposta de marca, que deverá ser, por fim, validada pela comunidade antes de passar a ser adotada.

Nenhum comentário: