No mês de novembro a Comunidade
Ashaninka do Amônia recebeu os profissionais Carolina Montenegro e Cilas
Nascimento Sousa, que estiveram no Centro Yorenka Ãtame e na Aldeia Apiwtxa a
fim de realizar um diagnóstico relativo à elaboração da marca da Apiwtxa.
Os consultores foram contratados
com recursos do Fundo Amazônia/BNDES, no âmbito do Projeto Alto Juruá, para
construir uma proposta de marca a ser utilizada para expressar a identidade dos
produtos e serviços realizados pela Apiwtxa.
A ideia é que essa marca possa
comunicar os valores inerentes aos produtos e serviços que a comunidade
desenvolve, tais como peças de artesanato, mercadorias derivadas do manejo de
sistemas agroflorestais, e outros.
Durante essa visita, que durou cerca de 20 dias,
a equipe participou de algumas atividades de rotina e rituais tradicionais da
comunidade, além de entrevistar mais de 10 pessoas entre lideranças e
colaboradores da Associação. O objetivo foi pesquisar e reunir elementos que
permitam apontar e compreender os valores fundamentais para expressar a
identidade dos Ashaninka da Apiwtxa.
Segundo Carolina Montenegro,
chamou a atenção durante esse trabalho, o alinhamento e a convergência das
ideais apresentadas nas falas de todos os entrevistados.
O trabalho de construção da marca contará,
ainda, com etapas futuras, tais como uma nova visita para apresentação e discussão
dos resultados do diagnóstico, e da elaboração efetiva da proposta de marca,
que deverá ser, por fim, validada pela comunidade antes de passar a ser
adotada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário