04/11/2008

Assista ao filme Shomõtsi no DOC Aldeia

por Leila Soraya Menezes*















Cena do documentário Shomõtsi, de Bebito Ashaninka

O DOC Aldeia é um programa de apresentação da produção independente de vídeos documentários de curta ou longa metragem produzidos no Acre e em toda a região Norte. A estréia acontece nesta quarta-feira, 05/11, pela TV Aldeia.

O evento reunirá produções de vários Estados brasileiros. Já são ao todo 22 autorizações, o que garante a exibição do DOC Aldeia nos próximos quatro meses.

Entre os filmes a serem exibidos estão: Aos trancos e barrancos (Ney Ricardo da Silva), Amor e Arte (Ítalo Rocha), Cacau da Amazônia (Sérgio de Carvalho), Os guerreiros do pedal (Gilberto Trottamondos) e Shomõtsi (Bebito Ashaninka).

O DOC Aldeia será exibido às quartas-feiras, às 20h30, com reprises às quintas, após o Jornal do Meio-Dia e domingos às 23h00.

Bebito Ashaninka

Mais conhecido por Bebito Ashaninka, o diretor do filme "Shomõtsi", Valdete Pinhanta, é professor na aldeia Apiwtxa do povo Ashaninka do rio Amônia, afluente do rio Juruá, no município de Marechal Thaumaturgo, no Acre.

Além de professor e realizador de vídeo, Valdete é um talentoso desenhista. Já participou de três oficinas de vídeo, duas na sua aldeia e uma na aldeia Yawanawá. Seu segundo vídeo sobre o cotidiano do seu tio "Shomõtsi", fez sucesso pela sua sensibilidade e seu senso poético.

Valdete também dirigiu, com seu irmão Isaac Pinhanta, o premiado A gente luta mas come fruta, 1º Lugar no Prêmio Panamazônia ActionAid 2007.

Shomõtsi

Filme realizado em 2001, de 42 minutos, com direção e fotografia de Valdete Pinhanta Ashaninka, e edição de Mari Corrêa.

Crônica do cotidiano de Shomõtsi, um Ashaninka da fronteira do Brasil com o Peru. Professor e um dos videastas da aldeia, Valdete retrata o seu tio, turrão e divertido.

Prêmios

- Prêmio UNESCO, 8ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, Rio de Janeiro, Brasil, 2001.
- Grande prêmio "Rigoberta Menchú Tum", na categoria Comunidade no Festival Presença Autóctone, Montréal, Canadá , 2002.
- Menção Honrosa do Júri oficial do Cinesul 2002, Rio de Janeiro.
- Prêmio "Rigoberta Menchú", II Anaconda 2002, Bolivia.
- Prêmio Especial do Público Indígena, II ANACONDA 2002, Bolivia.
- Melhor documentário da Mostra Competitiva Nacional do Forumdoc.bh.2002

Saiba mais aqui:
- DOC Aldeia estréia nesta quarta-feira
- Documentary Films, Shomõtsi
- Vídeo nas Aldeias

* Leila Soraya Menezes, da equipe do Blog da Apiwtxa, com informações da Agência de Notícias do Acre, Vídeo nas Aldeias e Documentary Educational Resources

7 comentários:

Mayara Montenegro disse...

Divulguem mais o blog, descobri hoje por acaso e é muito interessante, ferramenta importante para divulgação das ações de fortalecimento e valorização étnica dos Ashaninka.

surama chaul disse...

olá, meu nome é Surama e sou coordenadora de produção da TV Aldeia, inclusive do DOC Aldeia. adorei a divulgação no blog mas gostaria de informar que o link www.tvaldeia.com.br não é o site da TV Aldeia. Para ver a programa ção da TV é necessário acessar o site www.agencia.ac.gov.br

Um abraço.

Apiwtxa disse...

O link foi corrigido.
Muito obrigada, Surama.
Sucesso ao Doc Aldeia.

surama chaul disse...

obrigada pela correção Leila. Esperamos que o blog seja um colaborador do DOC Aldeia.
abs,
Surama Chaul

Apiwtxa disse...

Obrigado, amiga Mayara.
Estamos trabalhando para divulgar mais nosso blog. E acabamos de abrir a ferramenta de inscrição para os leitores assíduos do blog.
Mas você tem alguma dica para nos dar? Se tiver, nos envie esta bem? Ainda estamos aprendendo a manusear este mundo.
Abraços amigos

Apiwtxa disse...

Com certeza, Surama!
Mande sempre notícias do DOC Aldeia.
Abraços

Mario Jogos Online Grátis disse...

Isto é, absolutamente, a primeira vez que visitei seu site e para dizer a verdade ele consegue fazer-me visita aqui agora e depois.

Obrigado