10/03/2010

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A


Começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A. Nesta etapa, que vai de 8 a 19 de março, vão ser vacinados todos os indígenas aldeados. As secretarias estaduais e municipais de Saúde são as responsáveis por montar a estrutura de atendimento, planejar a abertura das Unidades Básicas de Saúde e oferecer a vacina.

O Ministério da Saúde junto com a Fundação Nacional da Saúde, usou o critério de vulnerabilidade e principalmente de risco para determinar os grupos sociais que seriam vacinados primeiro, são eles: Trabalhadores de serviços de saúde, População Indígena, Gestantes e População com morbidade. O público-alvo é estimado em 1.915.000 trabalhadores de serviços de saúde e 566.000 mil indígenas.

A meta é vacinar, pelo menos, 80% dessas pessoas. É importante que toda a população indígena se vacine, pois a vacina cria uma proteção coletiva e evita muitas vítimas como no ano passado. A imunização deve ser feita na própria aldeia da comunidade, e só é contra-indicada para quem tem alergia a ovo. É importante se vacinar, mesmo que não tenha ocorrido nenhum caso da doença.

Saiba mais aqui!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito obrigada por divulgar esse assunto de interesse público! Valeu!