21/10/2015

APIWTXA REALIZA OFICINA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PROJETO ALTO JURUÁ


Nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2015, a Associação Ashaninka do Rio Amônia Apiwtxa realizou, no Centro Yorenka Ãtame (Saberes da Floresta), em Marechal Thaumaturgo, no Acre, a Oficina de Planejamento Estratégico, primeira atividade do Projeto Alto Juruá, firmado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES/ Fundo Amazônia. Estiveram presentes representantes da comunidade Apiwtxa/Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, bem como da Reserva Extrativista Alto Juruá e da Terra Indígena Kaxinawá/Ashaninka do Rio Breu. Serão beneficiados cerca de 1.320 indígenas dessas áreas, além de 50 comunidades da Reserva Extrativista do Alto Juruá. Durante a oficina, foi apresentada a equipe técnica. Também foram discutidas e detalhadas as principais atividades que serão desenvolvidas.
O Projeto, desenvolvido pela Apiwtxa, tem como objetivos principais: promover o manejo e a produção agroflorestal em comunidades tradicionais e indígenas no município de Marechal Thaumaturgo, no Acre, de modo a constituir alternativa econômica sustentável ao desmatamento; apoiar iniciativas de monitoramento e controle do território; e fortalecer as organizações comunitárias locais. Também serão promovidos intercâmbios a fim de melhorar o diálogo com comunidades Ashaninka no Peru.

Algumas opiniões sobre o Projeto

O cacique Ashaninka da Comunidade do Rio Breu, Antônio Petxanka Ashaninka, diz que este é "o primeiro projeto que veio para a comunidade e para as lideranças para cuidar da terra, aumentar a nossa produção em nossa área, podermos proteger nossa terra e aprender mais como organizar nossos trabalhos”.

O cacique da T.I. Ashaninka do Rio Amônia, Antônio Piyãko Ashaninka, observa: “Conversamos e planejamos muito pra que tudo possa ser bem feito e entendi que esse trabalho vai ser muito grande. Que possa ajudar muitas comunidades, que o plano seja bem desenvolvido e que todos possam trabalhar e aproveitar a oportunidade”.

O presidente da Reserva Extrativista do Alto Juruá (Resex), Valmar Calista, afirma: “Vai trazer benefícios pras comunidades e toda a população da Reserva Extrativista e o reflorestamento pra dentro da Reserva, que estamos precisando. E a construção da sede da Reserva, que será muito importante pra todos”.

Para a Apiwtxa a oficina foi bem positiva. Além de ter sido elaborado um plano de trabalho, todos os participantes equipe, parceiros e beneficiados conseguiram entender como se deu o árduo processo para que o Projeto fosse aprovado. Puderam, também, tirar dúvidas e dar sugestões que serão importantíssimas para sua execução.
Agradecemos a participação de todos.

Nenhum comentário: