23/10/2015

APIWTXA REALIZA REUNIÕES NAS COMUNIDADES DA RESERVA EXTRATIVISTA DO ALTO JURUÁ



Durante o mês de outubro, o coordenador do Projeto Alto Juruá, Francisco Piyãko, juntamente com sua equipe técnica, realizaram reuniões em 12 comunidades da Reserva Extrativista do Alto Juruá (ResEx) e dialogaram com mais de 200 habitantes, representantes de 48 comunidades. Também foi realizada uma reunião no Centro Yorenka Ãtame, em Marechal Thaumaturgo, com duas comunidades da Reserva e uma comunidade do seu entorno.

Os encontros tiveram o objetivo de esclarecer sobre as atividades do Projeto Alto Juruá e informar a respeito da realização do primeiro módulo do Curso de Agroecologia para capacitar os membros escolhidos pelas comunidades da ResEx e das Terras Indígenas Kaxinawá-Ashaninka do Rio Breu e Kampa do Rio Amônia em práticas de agroecologia. Serão 90 representantes capacitados que irão multiplicar os conhecimentos adquiridos sobre o trabalho de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas em suas respectivas comunidades. O curso terá a duração de dez dias, iniciando no dia 26 de outubro, no Centro Yorenka Ãtame, e terá continuidade com a realização de mais dois módulos nos próximos dois anos.

A proposta é aumentar o cultivo de frutas para a subsistência das famílias das comunidades, reflorestar áreas degradadas e também incrementar a produção de frutas para o abastecimento da agroindústria que está sendo construída no Centro Yorenka Ãtame com recursos do Governo do Estado do Acre, o que deve gerar uma nova fonte de renda para as comunidades. Os produtos beneficiados irão abastecer o comércio e as escolas de Marechal Thaumaturgo, beneficiando toda a população.


Francisco Piyãko

As reuniões se deram em um clima familiar, considerando a luta história travada na década de 1980 na região por indígenas e extrativistas pelo reconhecimento de seus direitos territoriais e em defesa da floresta. O coordenador Francisco Piyãko fez parte desse movimento e manifestou sua satisfação em estar levando essa iniciativa para a Reserva em nome da Apiwtxa, por sentir ser essa a continuidade de um processo de trabalho conjunto.

Francisco Nascimento (Nino)
Muitos moradores da Reserva também se manifestaram nesse sentido e reforçaram a importância das práticas agroflorestais para o bem-estar das comunidades da região. O morador da comunidade Vila Restauração Alto Tejo, Francisco das Chagas Bezerra do Nascimento (Nino), declarou: “Quando a Reserva foi criada, eu era pequeno e acompanhava meu pai nas reuniões. Lembro da luta que tivemos para ser independentes. Em 2009, quando assumi a subprefeitura da Vila Restauração, fiz um convite ao Benki Piyãko para vir nos ajudar. Ele veio, nos ajudou, conseguimos fazer um pequeno reflorestamento e separar os animais, que antes ficavam todos misturados. Hoje, já temos muitas frutas e uma comunidade diferente. Creio que, no final deste Projeto, iremos melhorar de vida, teremos segurança de morar na Resex e uma alimentação mais saudável. O Projeto vai trabalhar muito isso da gente ter direito de morar na Reserva. Teremos orgulho de morar nela”.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Associação dos Seringueiros e Agricultores da Reserva Extrativista Alto Juruá (ASAREAJ) estiveram presentes em algumas das reuniões e destacaram a importância da iniciativa para o fortalecimento da sustentabilidade e da proteção da Reserva.

(Fotos de Carolina Schneider Comandulli)

Nenhum comentário: