07/11/2016

REUNIÃO ENTRE APIWTXA E ACONADIYSH DISCUTE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE AS ORGANIZAÇÕES

No último dia 29 estiveram reunidas lideranças da Associação Ashaninka do Rio Amônia – Apiwtxa e da Associação de Comunidades Nativas para el Desarollo Integral de Yurua Yono Sharakoiai – Aconadiysh, num encontro que retomou as tratativas de aliança cooperativa entre as duas instituições.

Apresentando o contexto em que vivem, os representes da Aconadiysh falaram sobre os problemas que os povos indígenas no Peru têm enfrentado em razão da falta de apoio de parceiros governamentais e não governamentais para a promoção e proteção dos direitos dos indígenas, e em decorrência do modelo de desenvolvimento que investe em empreendimentos que têm impactado as comunidades nativas. Para o grupo peruano, composto por cinco lideranças, o momento representou a oportunidade de estreitar a aliança entre o Brasil e o Peru para fortalecer as lutas dos povos indígenas nos dois países.
Francisco Piyãko da Apiwtxa, também considerou a reunião importante, por entender que a aproximação dessas relações reforça a autonomia das organizações indígenas, que somando seus esforços, podem avançar em seus projetos sem depender somente da ação governamental.

Realizada na aldeia Apiwtxa, a reunião contou com uma apresentação sobre as ações e projetos que vêm sendo desenvolvidos pela Associação Ashaninka do Rio Amônia, que procurou demonstrar os resultados que vem alcançando com base na ação autônoma e protagonizada pela própria comunidade.

O diálogo contou com a discussão de assuntos como a importância de processos de planejamento por parte das comunidades, a necessidade de discussão e compreensão do papel da comunidade e da união e participação de todos no seu fortalecimento, e a possibilidade de aliar os conhecimentos tradicionais a outros conhecimentos em benefício comunitário.
Os Ashaninka da Apiwtxa relembram que a comunidade passou três anos planejando seu futuro, discutindo o seu papel, o lugar que pretendia alcançar, e depois começou a agir para colocar tudo isso em prática.

Nesse sentido, Moisés Piyãko explicou que a palavra Apiwtxa significa “juntos”, e isso é exatamente o que ali se pratica. “É preciso olhar quem somos, quem queremos ser, e o que temos que fazer para sermos respeitados. Trazer para nossa ação a força da fala e da crença”, afirmou.  

O principal encaminhamento dessa importante reunião, foi a pactuação de um acordo de cooperação técnica entre as duas organizações, Apiwtxa e Aconadiysh. Para aprofundar os termos dessa cooperação, será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, um encontro financiado pela Apiwtxa, com a garantia da participação das 24 comunidades indígenas associadas à Aconadiysh, onde serão tomadas as decisões gerais a respeito dessa parceria.

Nenhum comentário: