10/01/2017

APIWTXA E ACONADIYSH ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO PARA FORTALECIMENTO DAS COMUNIDADES NATIVAS E TERRITÓRIOS INDÍGENAS

Nos dias 10 e 11 de dezembro, representantes da Apiwtxa e a associação peruana, Aconadiysh, reuniram-se na Comunidade Nativa Santa Rosa no Rio Breu, no Distrito de Yurua – Peru, num encontro relevante para consolidar a parceria entre povos indígenas dos dois países.
 
O encontro de dois dias teve como objetivo a pactuação de um acordo de cooperação entre as duas entidades, para fortalecimento de organizações comunitárias e de gestão dos territórios indígenas, bem como discutir e orientar um plano de trabalho para dar início à implementação do acordo.
A cerimônia foi aberta pelas manifestações do Presidente da Aconadiysh, Orlando Pérez e Guerra, e pelo representante da Apiwtxa, Francisco Pyiãko, seguidas da apresentação dos participantes.

Ainda no primeiro dia do evento, a Apiwtxa realizou uma apresentação institucional, por meio da qual seu representante falou sobre os processos de luta e reconhecimento de seu território, fortalecimento comunitário, gestão territorial, e organização de atividades produtivas. Essa atividade foi bastante apreciada pelos presentes, já que muitas comunidades tinham notícias acerca do êxito de experiências da Apiwtxa nesses campos de atuação.

O encontro foi marcado por forte presença da base da Aconadiysh, que contou a participação de 22 das 24 comunidades representadas pela Associação.

Um dos temas de destaque girou em torno do debate de ações para potencializar e fortalecer a comercialização da produção das comunidades no Peru, considerando, sobretudo, as difíceis condições logísticas da região, caracterizada por ser próxima à fronteira com o Brasil, e a necessidade de investimentos para consolidar as relações entre as comunidades, e destas com entidades que contribuam para sua inserção no mercado. O primeiro passo nesse sentido é organizar a gestão territorial dessa grande região.
A assinatura do Termo de Cooperação, que terá vigência de um ano, foi validada por todos os presentes, e efetivou-se ao final da reunião, momento em que ficaram também estabelecidas a agenda como atividades para o ano de 2017.

As comunidades nativas do Peru participantes sentiram-se contempladas com a participação da Apiwtxa, por ter contribuído para a concretização dessa importante oportunidade de intercâmbio de experiências. Todos os presentes afirmaram satisfação pela realização desse encontro, considerado por todos um sucesso.

Por fim, um dos encaminhamentos foi o agendamento de dois próximos encontros, o primeiro ocorrerá em março de 2017, na comunidade Dulce Glória, para tratar de gestão territorial e o outro no mês de novembro de 2017, na aldeia Apiwtxa, para discussão sobre modelo de organização comunitária.

Fotos de Carolina Comandulli

Nenhum comentário: