04/01/2017

SEMANA DE INTENSA MOVIMENTAÇÃO NA APIWTXA

Dentre os dias 01 e 07 de dezembro, a Comunidade Ashaninka da Apiwtxa recebeu um conjunto de importantes visitas para a realização de distintas atividades relacionadas ao registro de sua cultura.   

Manual do Século 21 e Nokum Txai – Nossos Txai:

Durante um final de semana os Ashaninka da Apiwtxa estiveram acompanhados pela equipe de produção do seriado Manual de Sobrevivência para o Século 21, em razão da gravação de um episódio da série que irá retratar aspectos de seu modo de vida. A equipe contou com a presença do ator e apresentador Marcos Palmeira.
O programa busca apresentar alternativas para fomentar a formação e fortalecimento de comunidades resilientes e (auto)sustentáveis, por meio da demonstração de técnicas básicas para sobrevivência, do funcionamento de sistemas de troca, do desenvolvimento e uso de tecnologias de código aberto, de métodos de construções com materiais locais, e outras técnicas de bem viver baseadas em novas visões de mundo.

A visita à Apiwtxa ofereceu à equipe uma oportunidade de participar de algumas atividades de rotina da comunidade, e experienciar rituais do Povo Ashaninka. Foi uma concreta troca de experiências sobre alternativas para recuperação de áreas degradadas e implementação de modelos sustentáveis de organização comunitária. As lideranças da Apiwtxa avaliam de maneira positiva os propósitos e resultados da série, que é um veículo para trocar conhecimentos e dar visibilidade aos modos de vida de povos diversos. 
O episódio irá ao ar em 2017 no canal Cine Brasil na Sky, e teve apoio cultural do governo do Estado do Acre.

Ainda no campo da produção audiovisual, outra visita importante marcou a semana. Produzida no Acre, a série "Nokun Txai - Nossos Txais", trata da colonização e descolonização da cultura indígena da região do Alto Juruá, também realizou filmagens na Apiwtxa. 
O episódio "A Morada de Hãkwo" foi dirigido pelo cineasta Ashaninka Wewito Piyãko e pelo antropólogo e indigenista idealizador do Projeto Vídeo nas Aldeias, Vincent Carelli. A série, com direção geral do cineasta acreano Sérgio de Carvalho, contará com 13 episódios de 26 minutos cada.
O lançamento da série está previsto para 2017. Não perca!
Fotos de Carolina Comandulli e Talita Oliveira

Nenhum comentário: