16/10/2007

Ministro da defesa visita obras do Pelotão de Fronteira em Marechal Thaumaturgo

foto AgNA
Por Sandra Assunção*

O ministro da defesa Nelson Jobim chegou a Cruzeiro do Sul nesta segunda-feira à uma hora da tarde. Vestido com trajes militares e acompanhado de comandantes militares da Amazônia e do governador do Amazonas, Eduardo Braga, o ministro Jobim foi recepcionado pelo vice-governador César Messias e pelo comandante do 61° BIS, Tenente Coronel Eduardo Janssem. Do aeroporto a comitiva seguiu para almoço no clube do BIS e depois foi de helicóptero para Marechal Taumaturgo, no alto Rio Juruá, onde está sendo construído um pelotão de fronteira provisório. A unidade definitiva será erguida em 2010. Por enquanto os homens do BIS ficam em uma balsa em regime de revezamento.

Com a construção do Pelotão de Fronteira definitivo, onde ficarão instalados soldados e oficiais, será solucionado um grande problema ambiental e diplomático. Atualmente madeireiros peruanos invadem a fronteira e retiram madeira nobre de forma ilegal [do Brasil] e vendem o produto no mercado internacional. Um dos objetivos do Pelotão de Fronteira é desarticular as quadrilhas que saqueiam a floresta brasileira.

À noite o ministro Jobim participou de um jantar com autoridades civis e militares e na manhã de terça-feira segue para Rio Branco onde visita as unidades do 4° BIS, e do 7° BEC. O ministro Jobim, que parte da viagem teve a companhia da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, visita todas as unidades do exército na Amazônia.

*Sandra Assunção, 15-10-2007 - 18h05
Agência de Notícias do Acre



Nenhum comentário: