06/10/2008

Apiwtxa será condecorada com a Ordem do Mérito Cultural






OMC 2008
Patrimônio, Artes Plásticas e Visuais são destaques na 14ª edição da grande festa da cultura brasileira


por Clelia Araujo/Comunicação Social do Ministério da Cultura*

A cerimônia da Ordem do Mérito Cultural deste ano será realizada na cidade maravilhosa. Na noite de 7 de outubro, no majestoso Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, entregarão as insígnias para personalidades e instituições que se destacaram por suas contribuições para o desenvolvimento e a valorização da Cultura brasileira.

O Ministério da Cultura tem conferido à OMC uma ampla abrangência temática, de forma a contemplar áreas do saber e do fazer que tornam marcantes nossa cultura, dentro e fora do país, e que sejam representativas da imensa riqueza da diversidade cultural brasileira.

Neste ano, nomes ligados às Artes Plásticas e Visuais e ao Patrimônio Material e Imaterial do Brasil também receberão a homenagem.

Associação Ashaninka do Rio Amônia (Apíwtxa)

Há 16 anos desenvolve, na Bacia Amazônica, um trabalho de sustentabilidade com foco na conscientização da preservação dos recursos naturais de forma não-agressiva no manejo das artes, ofícios e artesanato. As idéias, experiências e saberes da etnia Ashaninka são repassadas para outros povos indígenas e famílias não-indígenas, com o objetivo de sensibilizar a população vizinha a diminuir o impacto socioambiental e promover o desenvolvimento sustentável da região.

* Clelia Araujo/Comunicação Social, Notícias do MinC, O dia-a-dia da Cultura, 01/10/2008

Nenhum comentário: