17/10/2008

Repercussão internacional à posição da Apiwtxa sobre prospecção petrolífera


Prezados Amigos,

Acreditamos em nossa capacidade de lutar por nós e pelo outro. Nós estamos fortemente na luta contra a forma das empresas chegarem até a nós e ao nosso entorno para explorar os recursos sem pedir sequer licença. Muitas das comunidades Asheninka do lado peruano vêm sendo usadas para fazerem frente, proteger as exploradoras no sistema de escravidão. No entanto, tudo que se pode divulgar e por onde quer que seja, temos de fazê-lo com os devidos cuidados. Também os Asheninka de Tamaya estão mobilizando outras comunidades para retirar os invasores.

Ganhou divulgação internacional e importantes repercussões o Ofício da Apiwtxa à respeito da perspectiva de início da prospecção de petróleo e gás no Lote 110, concedido à Petrobras Energia Perú S.A. no alto rio Juruá, no Peru. Publicamos AQUI no Blog da Apiwtxa, com o título "Os Ashaninka tornam pública sua posição quanto à prospecção", no dia 14/08/2008.

Destacamos a seguir alguns desses locais:

1) No Boletim de Notícias, de 23 a 20 de agosto, distribuido pelo CIPIACI (Comité Indígena Internacional para la Protección de los Pueblos en Aislamiento Voluntario y Contacto Inicial de la Amazonía, el Gran Chaco y la región oriental del Paraguay). Neste Boletim, o Ofício da Apiwtxa encontra-se em sua versão original, em português, e foi traduzido para o castelhano, para facilitar sua leitura por um público mais amplo, nos nove países da América do Sul onde têm base as nove organizações indígenas, de caráter nacional e regional, que compõem o CIPIACI. (Para mais informações sobre o CIPIACI, consultar AQUI.)

2) O Boletim do CIPIACI foi divulgado a 29/8 no site Servindi (Servicio de Información Indígena), sediado em Lima, um dos principais meios de divulgação eletrônica de documentos, notícias e artigos relacionados a questões indígenas e de meio ambiente. O link dessa divulgação está AQUI.

3) A íntegra do Ofício da Apiwtxa foi enviada por OilWatch Sudamerica para os membros da lista OILWATCH Petroleo America Latina (petroleo_al@oilwatch.org), no dia 1 de setembro.

4) O Ofício da Apiwtxa foi divulgado também no site da OilWatch MesoAmerica, a 3/9/2008, AQUI.

5) O Ofício da Apiwtxa foi divulgado ainda, no dia 1/9/2008 no site do MAIPPA (Articulación por un Movimiento de Afectados por la Industria Petrolera en Países Amazónicos), importante site que acompanha casos de povos indígenas e outras populações afetados pelas atividades do petróleo na América Latina. Vejam AQUI.

Por fim, destacamos também que outras mobilizações estão ocorrendo no Peru, por meio das quais organizações e comunidades indígenas têm procurado impedir o início da prospecção e exploração de petróleo em seus territórios, em concessões feitas pelo Governo peruano em qualquer consulta prévia, informada e de boa fé, conforme recomenda a Convenção 169 da OIT, ratificada pelo Peru em 1993. É o caso em particular da Central Asháninka del Río Ene (CARE) que reuniu as 18 comunidades do rio Ene, no Peru, e que resolveu entre os dias 11 e 14 de julho oporem-se às atividades de exploração de petróleo no Lote 108. Para quem tiver interesse, indicamos a leitura da matéria publicada no site de notícias IPS, em espanhol: AQUI.

Atenciosamente,

Isaac Piyãko Ashaninka

Nenhum comentário: